Aula prática conecta teoria e prática na formação científica

A iniciativa teve como objetivo central a aplicação das normas da ABNT na produção de trabalhos acadêmicos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Comunicação URI
04/11/2025

Estudantes da disciplina de Metodologia Científica e de Projetos Agropecuários vivenciaram uma aula prática nos laboratórios de informática da instituição, conduzida pelo professor doutor Fernando Battisti. A iniciativa teve como objetivo central a aplicação das normas da ABNT na produção de trabalhos acadêmicos, permitindo que os acadêmicos traduzissem para a prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala.


Durante a atividade, a utilização dos recursos tecnológicos foi instrumental para que os alunos desenvolvessem uma compreensão concreta sobre a estruturação, formatação e apresentação de projetos e relatórios técnicos, essenciais para sua trajetória acadêmica e profissional.


Para Battisti, a experiência prática é fundamental. "A vivência permite que o aluno perceba a importância da metodologia científica como uma ferramenta para comunicar ideias com clareza, organização e credibilidade", afirmou.


A ação reforça o compromisso da disciplina em efetivamente integrar a teoria e a prática, promovendo o uso consciente da tecnologia como aliada na capacitação de profissionais. O objetivo é prepará-los não apenas para o desenvolvimento de seus Projetos Profissionais e de Vida, mas também para a pesquisa científica no vasto campo das Ciências Agrárias.