Aula prática na MBA em Nutrição de Bovino de Leite

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW com apoio da Coord. MBA Nutrição de Bovino de Leite
22/05/2019

O 5º encontro da turma do curso de Pós-Graduação em Nutrição de Bovinos de Leite (MBA) da URI/FW foi de atividades diferenciadas.


As aulas realizadas nos dias 17, 18 e 19 de maio tiveran como tema o estudo dos “Alimentos Volumosos e concentrados e exigências de vacas de leite”.


O assunto foi apresentado pelo professor Doutor Rasiel Restelatto, de Concordia-SC, que abordou temas relevantes à atividade do leite como as novas adequações de laticínios e empresas frente as novas normativas IN76 e IN77. Falou também dos aspectos de qualidade do leite e o que o efeito dos alimentos ofertados aos animais pode influenciar na composição do leite.


Além disso, foi discutido o que a análise do leite pode informar para uma melhor nutrição da vaca. O professor enfatizou ainda temas muito importantes para a área de produção de leite, como a utilização de alimentos a partir de silagem, fenos e pré-secados, entre outros alimentos concentrados como uso de milho, soja, caroço de algodão, casca de soja, farelo de trigo.


Para encerrar a disciplina, no domingo, 19, o professor propôs uma aula pratica na casa do acadêmico do MBA Volnei Zonta.


A turma esteva na propriedade para a aula sobre princípios básicos de conservação de uma boa silagem.


Segundo Rasiel, o objetivo da aula foi demonstrar para os acadêmicos a importância de um bom processo de ensilagem e também do manejo da silagem após a abertura do silo.


Nesta aula foram abordado assuntos como o PH da silagem, o teor de matéria seca (MS), a temperatura, o tamanho de partícula, a quantidade de grãos quebrados e grãos inteiros e também a avaliação visual do esterco dos animais. O último item, foi trabalhado visando realçar a importância de quebrar os grãos do milho no momento da confecção da silagem afim de que os animais tenham o máximo de aproveitamento possível do alimento”, explicou o professor.


Para a Coordenação do MBA em nutrição de bovinos de leite, este 5º encontro deu a certeza que tanto o curso quando os acadêmicos que escolheram a URI, estão no caminho certo para o desenvolvimento da cadeia leiteira. A busca por atualização e aperfeiçoamento deve ser constante para que todos sejam capazes de melhorar a eficácia, na nutrição e manejo de rebanhos de gado de leite, visando nutrir os animais e, consequentemente, alcançar resultados ainda maiores.
 

Confira as imagens: