Aulas interdisciplinares reúnem empresas do Agro e possibilitam troca de experiências profissionais com estudantes

Atividades fazem parte da proposta pedagógica do curso de Agronomia da URI/FW e são organizadas pelos próprios acadêmicos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Douglas Cavalini / Supervisão: Adriana Folle
09/11/2022

O curso de Agronomia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem investido em metodologias contemporâneas, conectadas ao agronegócio e que oferecem aos acadêmicos momentos de vivência da prática. Exemplo disso, são as aulas interdisciplinares, organizadas pelos alunos com a participação de empresas da área, como ocorreu no sábado, 5, em Boa Vista das Missões.

Ao longo de todo o dia, os estudantes desenvolveram quatro atividades técnicas em parceria com quatro diferentes empresas do agronegócio. A primeira delas tratou do manejo de insetos e controle de doenças em culturas agrícolas, com o apoio da Syngenta Oeste Catarinense. Depois, o melhoramento genético na produção de grãos foi abordado por profissionais da Biotrigo, de Passo Fundo. Na sequência, o tema foi a aplicação de Microgeo em culturas agrícolas, com participação da Planta Sul e Microgeo Biotecnologia. Por fim, a Bioagri discorreu sobre fertilizante biológico.

Em cada semestre do curso os componentes curriculares possuem um tema gerador que envolve todos os conteúdos e possibilitam a conexão entre as disciplinas. Esse tema é o ponto de partida para o Projeto Profissional Integrador (PPI) que cada acadêmico conveniado com uma Unidade de Produção Agropecuária vai desenvolver ao longo da graduação, possibilitando a união entre a teoria e a prática profissional.

Foi com base nesse tema gerador que os estudantes organizaram a última aula interdisciplinar. A universitária do 6º semestre de Agronomia da URI/FW, Eliandra Cason, ressalta que essas atividades permitem compreender melhor a profissão. “Momentos como este possibilitam que nós acadêmicos da graduação vislumbramos como é ser agronômico na íntegra. Realizar as conexões com o Agro, integrando prática e conhecimento, é o que nos impulsiona a crescer”, afirma. 

Da mesma forma, outro aluno do 6º semestre, Eusébio Frantiesco Dovigi, cita a importância das aulas interdisciplinares para a carreira. “É uma forma de conectar nós, futuros agrônomos, com o mercado, deixando-nos a par das tecnologias e inovações, e o mais preparado possível para atuar na área”, destaca.

Confira as imagens: