Bolsistas da URI participam do IV Encontro Nacional de Agroecologia

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa URI/FW
06/06/2018

Os bolsistas, Henriqueta Alves da Silva e Cleber Oliveira, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Médio Alto Uruguai – NEAPOMAU, projeto que faz parte da chamada pública Nº 21/2016 do CNPq, Linha 2: Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) SIGLA: Agroecologia2016, sob a coordenação do professor Luis Pedro Hillesheim da URI/ FW, participaram nos dias 31 de maio, 01, 02 e 03 de junho, do IV Encontro Nacional de Agroecologia, realizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.


O evento aconteceu no Parque Municipal de Belo Horizonte. Um espaço naturalmente encantador pelas construções e ornamentações naturais, com um grande bosque de muitas árvores centenárias e espaço físico para abrigar as mais de três mil pessoas que ao todo participaram das discussões do evento e da feira. Os participantes eram delegados representantes das organizações regionais dos agricultores, dos NEAs e das instituições de ATER de agroecologia.


As instalações para os espaços de debate nos grupos eram característicos à agroecologia, como uso do bambu e ornamentações sustentáveis. Ao mesmo tempo das plenárias e discussões em grupos, também acontecia uma grande feira, com muitas sementes crioulas, artesanato indígena, alimentos e bebidas ecológicas. 


Durante o evento participamos da Plenária das Mulheres na Grande Tenda com o lema “Se há lágrimas e sangue não é Agroecologia”, essas discussões possibilitam refletir sobre a importância da participação e liderança das mulheres nos movimentos de agroecologia.


O evento foi um composto de várias culturas regado de Plenárias (indígenas, quilombolas e juventudes), constituído de oficinas e atividades autogestionadas.

 

"Neste espaço, participamos do debate no grupo Educação e Agroecologia. O tema Educação no Campo, foi dialogado com inúmeros relatos de experiências que as instituições, como universidades, EFAs e ONGs, desenvolvem nas escolas rurais com estratégia de permanência, resistência e capacitação da juventude rural", contaram os participantes.

 

Na oportunidade, a bolsista do Neapomau e professora da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural, Henriqueta Alves da Silva explanou o tema a “Pedagogia da Alternância e a Produção para a Subsistência Familiar”. A EECFR, tem como principal meta incentivar, o jovem e a família, a produzir produtos de qualidade para a subsistência familiar. Além da produção e consumo, ele tem a possibilidade de vender o excedente que, por ser um alimento de qualidade agrega valor à produção. A Escola busca demonstrar a importância da produção orgânica, saudável e a conscientização da quantidade e qualidade da produção da agricultura familiar.

 

Já o bolsista e agente de comercialização da Admau, Cleber Oliveira, relatou sobre as atividades realizadas pela governança do APL – arranjo produtivo local, espaço que reúne as instit

Confira as imagens: