Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Bolsistas de Pedagogia participam do SIC na UFRGS em Porto Alegre

Dos dias 20 a 24 deste mês acontece na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o XXVI Salão de Iniciação Científica. O SIC constitui-se em um espaço para a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos de graduação da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Nos dias 20 e 21, as acadêmicas bolsistas do Curso de Pedagogia, Anilce Angela Arboit, Janaíne Souza Gazzola e Letícia Zanella participaram com apresentação e publicação de trabalhos:
- “Ensino Politécnico e Pedagogia da Alternância: um olhar sobre o trabalho como princípio educativo e de emancipação” – Bolsista: Anilce Angela Arboit; Orientadora: Luci Mary Duso Pacheco.
- “Políticas e Práticas de Formação Pedagógica: diálogo entre os saberes da ciência específica e os saberes da ciência pedagógica” – Bolsista: Janaíne Souza Gazzola; Orientadora: Edite Maria Sudbrack.
- “Iniciação científica: saberes investigativos diferenciados para a formação stricto-sensu?” – Bolsista: Letícia Zanella; Orientadora: Luci Mary Duso Pacheco.
Os trabalhos apresentados demonstraram preocupação com temas atuais, abordando alguns dos principais desafios da contemporaneidade para a construção da Profissão Docente.
De acordo com as participantes, o evento possibilitou o incentivo e a complementaridade da formação das jovens pesquisadoras, além de realizar o intercâmbio e a troca de informações entre os alunos de iniciação científica da UFRGS e das demais instituições, promovendo discussões referentes à Pesquisa, Inovação e Tecnologia.