Bolsistas do Pibid conhecem os espaços educacionais

Alunas do curso de Pedagogia que atuarão pelo programa participaram dos roteiros

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
17/12/2024

As bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da URI tiveram a oportunidade de conhecer os espaços educacionais onde irão atuar, a partir do Projeto intitulado: Experiências Formativas em Alfabetização e Letramento: Literacia e Numeracia na Educação Infantil (Pré B) e nos Anos Iniciais (1º e 2º Anos) do Ensino Fundamental, que visa promover a formação inicial e continuada dos futuros docentes, por meio de uma experiência prática em escolas de ensino básico, com foco na alfabetização e letramento.


A inserção das licenciandas no contexto escolar, conforme as diretrizes estabelecidas pela Portaria CAPES 90/2024, prevê visitas às escolas para conhecer a estrutura física, a dinâmica pedagógica e os professores com quem irão colaborar. No dia 2 de dezembro, as bolsistas e representantes da coordenação do projeto visitaram a Escola Estadual Afonso Pena. Na oportunidade, foram recepcionadas pela equipe escolar, incluindo a direção e as professoras do Pré-escolar B, 1º e 2º anos, que receberam as futuras pedagogas de forma acolhedora. "Foi um dia significativo, principalmente, por ser um retorno ao meu antigo espaço escolar. Agora, como acadêmica de Pedagogia, pude ver a escola com ‘outros olhos’, mais conscientes da importância do trabalho docente", relata Thais Araujo Nunes, uma das bolsistas.


O encontro na Escola Afonso Pena também foi marcado por uma apresentação detalhada da instituição de ensino, suas instalações e os projetos em andamento. As bolsistas puderam se familiarizar com a estrutura física da escola e entender a rotina e os desafios que irão enfrentar nas turmas com as quais trabalharão. A acadêmica – bolsista Elisiane De Bem Casarin, uma das participantes, destacou a receptividade e o ambiente humano que a escola transmite, afirmando que esse primeiro contato foi essencial para compreender a dinâmica da instituição.


Já no dia 4 de dezembro, as bolsistas estiveram na Escola Estadual Cardeal Roncalli, onde também foram muito bem recepcionadas. A equipe do estabelecimento de ensino, incluindo a direção e a coordenação, apresentou as instalações e a relevância da instituição à comunidade, destacando a grande quantidade de alunos atendidos. A experiência foi enriquecedora, pois as bolsistas puderam ver a infraestrutura e perceber o empenho da instituição em melhorar, constantemente, seus espaços para atender melhor seus alunos. "Foi uma noite muito divertida e rica em conhecimento. A infraestrutura e a forma como os espaços estão sendo reorganizados para atender às diversas necessidades da comunidade escolar foram aspectos que nos impressionaram positivamente", comentou Elisiane.


Além das visitas, as bolsistas também puderam conhecer as salas de aula e estabelecer o primeiro contato com as professoras do Pré B e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com quem irão colaborar nas atividades do PIBID. “Esse primeiro contato foi muito importante para entendermos as expectativas das docentes e alinhar os objetivos do nosso trabalho em conjunto”, afirmou Thais.


Essas visitas, registra a coordenadora de área do PIBID, Maria Cristina Gubiani Aita, marcaram o início de um processo formativo que promete ser fundamental para a construção do conhecimento das bolsistas, não apenas no campo teórico, mas também na prática, com a vivência no cotidiano escolar. A experiência que as futuras pedagogas terão nas escolas parceiras será essencial para o desenvolvimento de habilidades didáticas, que contribuirão para a qualidade da educação básica e para a formação de novos profissionais da educação comprometidos com a transformação do ensino no Brasil.


Essas iniciativas de formação inicial são fundamentais para criar uma geração de professores preparados para os desafios da educação contemporânea, com um olhar atento às necessidades dos alunos e um comprometimento com as mudanças necessárias no sistema educacional.


Confira as imagens: