Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Brasil sediará Jornadas Transandinas de Aprendizagem

As Jornadas Trasandinas de Aprendizaje foram criadas na década de 80 pelas educadoras Esther Elena Precht Bañados e Elizabeth Judith Calvo de Suzuki. O objetivo era propiciar vínculos entre as Instituições do Cone Sul que compartilhassem os ideais de paz, tolerância e solidariedade social. As primeiras Jornadas foram organizadas pela Universidade Educares, do Chile, em 1986 e pela Fundação Suzuki, da Argentina, em 1988.
Hoje o evento conta com a participação de instituições de ensino da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru.
As Jornadas Trasandinas de Aprendizaje, são realizadas de dois em dois anos. A Reunião Preparatória, também bianual, ocorre em ano ímpar. Em 2016, a XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje será realizada em São Paulo, Brasil.
O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016, em São Paulo – SP, no Centro Universitário Assunção (UNIFAI).
O evento tem como objetivo congregar a comunidade da educação básica e universitária dos países membros das Jornadas Trasandinas e outros países da América Latina, para refletir sobre as possibilidades de construção de caminhos para uma educação emancipatória na América Latina que leve à equidade social, tendo como base os princípios da democracia, cidadania, ética e justiça social.
Discutir, enquanto espaço coletivo de trocas e de construção de conhecimentos, questões sobre as aprendizagens inclusivas, a formação democrática, a atenção integral à infância e à juventude, os processos de inclusão, as políticas educacionais e o currículo, a interface entre educação, saúde e arte, os processos de ensino-aprendizagem para os desafios da contemporaneidade, a formação docente no contexto da América Latina.
O prazo para inscrição com apresentação de trabalhos vai até o dia 30 de agosto. E o prazo para ouvinte até 20 de setembro.
O Departamento de Ciências Humanas da URI está responsável pela logística da viagem. Mais informações pelo e-mail: dch@uri.edu.br, ou pelo telefone: (55) 3744-9202.
Confira a programação CLICANDO AQUI.