Brinquedoteca da Pedagogia: A Extensão Universitária Lúdico-Pedagógica

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
20/06/2018

O projeto de extensão Brinquedoteca Universitária: formação lúdico-pedagógica docente pertence ao Edital da URI, 06/2016 (Programa Institucional de Bolsas de Extensão). O referido é orientado pela professora Mestre em Educação Rosane de Fátima Ferrari e tem como bolsista a acadêmica do Curso de Pedagogia Helena Ozilda Albarello.

 

 

O projeto extensionista objetiva promover o espaço da Brinquedoteca Universitária como um laboratório de estudos, pesquisa e extensão para alunos e professores da instituição, a fim de que neste ambiente desenvolvam atividades lúdico-pedagógica. Também é um ambiente para que professores e alunos da rede estadual, municipal e particular da região, realizem visitas e práticas lúdicas, envolvendo jogos, brinquedos e brincadeiras, orientadas por acadêmicos das licenciaturas, potencializando assim a formação acadêmica docente. 

 

 

O referido atende cerca de 300 crianças por semestre, em um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma variedade de jogos.  É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Destaca-se que a URI – Câmpus de Frederico Westphalen, conta com esse espaço, certificado pela Associação Gaúcha de Brinquedotecas, vinculada ao Curso de Pedagogia.

 

 

Para a coordenadora, professora Rosane, o projeto é de suma importância para a comunidade acadêmica e seu entorno. Como docente da IES acredita que, independentemente da área do conhecimento, os docentes podem utilizar essa ferramenta lúdica e esse espaço - brinquedoteca - como local que fomenta o desejo e o gozo do aprender com sentido. Destaca que torna-se relevante e de grande valia, não somente para os cursos de licenciatura como , também, para a comunidade escolar envolvida nessa caminho. São as práticas escolares em parceria e envolvimento com a comunidade acadêmica que nos ajudam e nos fomentam o pensar de novos caminhos mais significativos e prazerosos. Em consonância com essa ideia sinaliza que essa articulação lúdica poderá servir como um dispositivo, para novas construções e aprendizagens. 

 

 

Winnicott (1995) coloca que o lúdico é uma importante ferramenta, é prazeroso devido à sua capacidade de absorver o indivíduo, de forma intensa, criando um clima de entusiasmo. Destaca-se que o espaço da brinquedoteca do Curso de Pedagogia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen é um espaço repleto de alternativas lúdicas pedagógicas que permite, por meio da ludicidade, o ato de aprender brincando. O ambiente proporciona às crianças momentos de prazer, criatividade e construção espontânea do conhecimento.

Confira as imagens: