Campeão de Muaythay conta com atendimento na URI
Com atuação dos cursos de Fisioterapia e Nutrição o atleta se tornou campeão brasileiro.
Evandro Szakura de 22 anos participou no último dia 29 de junho do Campeonato Brasileiro de Muaythay – CBMT, reconhecido pelo Ministério do Esporte e se sagrou campeão brasileiro na sua categoria de até 67 kg. O atleta se dedica há anos à prática de luta e conta que a conquista do cinturão só foi possível com a parceria que iniciou com a URI .
- Quando o Cristhian Moreira Brum que é coordenador do curso de Arquitetura aqui da URI e treina com a gente viu que eu tinha muita queda de rendimento e dificuldade em recuperar das lesões dos treinos e lutas, ele me trouxe para os cursos de Nutrição e Fisioterapia para que eu pudesse fazer uma avaliação – contou Evandro.
O atleta conta que com o curso de fisioterapia o auxilio foi essencial para a preparação: “Me fortaleceram e trataram lesões que eu tinha dificuldade de tratar para poder me manter em alto nível para o treinamento. Com o auxílio da fisioterapia da URI meu tempo de recuperação foi acelerado, saí da luta de sábado e hoje mesmo já realizei trabalho de fisioterapia para recuperar, isso é essencial para já estar pronto para retomar os treinos”, destacou o atleta.
- O atleta Evandro iniciou os atendimentos na Clínica Escola de Fisioterapia após parceria do Curso com a Equipe Raja Fightclub. Seu primeiro atendimento foi dia 22 de abril deste ano, neste dia os estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado nas Disfunções Musculoesqueléticas o avaliaram para conhecer suas fragilidades e traçar a forma de abordagem. A partir deste primeiro contato foram realizados atendimentos para auxiliar o atleta nos preparos para as lutas e afim de melhorar sua performance durante os treinamentos. Durante os atendimentos foram realizadas técnicas de alongamento e flexibilidade, trabalho de controle neuromuscular e reforço, treino de agilidade e propriocepção. Também focamos em relaxamento e recovery, quando necessário. Os estagiários que acompanharam o Campeão Brasileiro estão no 9o semestre do curso de Fisioterapia, supervisionados por mim e pela preceptora Juliana Borella -, relatou a professora Nadyne Rubin
Evandro conta que a nutrição para sua luta foi “sensacional”, pois para uma luta profissional chegava a perder 10 kg para atingir o peso. E com o acompanhamento do curso de nutrição ele pôde realizar um trabalho em que sofreu menos para bater o peso: “Tanto que durante a luta eu me senti muito mais forte que o normal uma vez que tudo que ingeri antes da luta foi pensado para aquele momento”, apontou Evandro.
- Buscamos ao longo do trabalho realizado com o Evandro não deixar ele acima do peso durante o ano, para que não sofresse com a perda de peso para pesagem, e após ele bater o peso foi feito o trabalho para ele recuperar o peso e a força para luta. E a estratégia deu certo, pois ele foi campeão! Mas agora já retomamos o trabalho com ele para os próximos objetivos. Fico muito feliz em ver esse resultado, pois é uma conquista dele e isso é gratificante pois fazemos parte desse mérito dele de ser esse atleta empenhado -, declarou Tiago B