CEDOPH guarda a história da região e abre espaço para visitação

URI FW
Imagem Notícia

Suzana Busanello - Estagiária de Jornalismo com supervisão de Gherusa Cassol - URI/FW
30/10/2017

A URI/FW, ancorada no tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão abriga o CEDOPH - Centro de Documentação e Pesquisas Históricas do Alto Uruguai.


O CEDOPH foi criado no ano de 2000 com o objetivo de resgatar o processo histórico da região do Alto Uruguai e Oeste de Santa Catarina, através da identificação, aquisição e arquivamento da produção historiográfica existente e acervos, públicos ou privados, que detêm documentação.


A criação e organização do espaço tiveram início com o projeto de pesquisa “Inventário da bibliografia e dos acervos documentais da região do Alto Uruguai e Oeste Catarinense”, vinculado ao Curso de História.


Desde a criação, o acervo foi dividido e reformulado em 11 seções: Municípios; Famílias; Periódica; Questão Indígena;  Colonização; Monsenhor Vitor Batistella; Assuntos Diversos; Escritório de Terras; FESAU/URI; Monografias e Bibliografias. E ainda o Espaço Pró-Museu, onde estão peças valiosas que podem ser admiradas e estudadas.


A ideia inicial de criação e organização foi a partir do projeto de pesquisa “Inventário da bibliografia e dos acervos documentais da região do Alto Uruguai e Oeste Catarinense”, vinculado ao Curso de História.


Atualmente o espaço está sob os cuidados e responsabilidade da Professora Jussara Jacomelli e da acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo e estagiária, Raquel Franco.


O nosso objetivo é fazer com que o CEDOPH tenha cada vez mais visibilidade”, acrescenta Jussara que afirma ser um prazer trabalhar com o espaço que o acervo proporciona rodeada de histórias.


Tem bastante material disponível para uso de diversas disciplinas, principalmente, na área da Sociologia, da realidade brasileira, construções civis para a área de Arquitetura, desenhos e fotografias de época, entre outros materiais que visam o resgate histórico”, completa a professora.


Já para a acadêmica Raquel Franco, 22, a experiência de trabalhar no local é diferente e motivadora, já que ela aproveita o espaço também para conhecimento há quase três anos.


Sempre gostei muito de trabalhar na URI, por que ela se torna a nossa segunda casa e oferece muitas oportunidades, e é isso que o CEDOPH me proporciona e para as pessoas que podem usufruir desse espaço. É muito bom trabalhar aqui”, conta Raquel.


O Centro recebe doações de diferentes suportes documentais como fotografias, mapas, livros, trabalhos, histórias familiares e de entidades. A professora Jussara convida a todos para conhecer o espaço, localozado junto a Biblioteca Central Dr. José Mariano da Rocha Filho, no Câmpus I da URI/FW. Um espaço que atende ao público leitor e pesquisador de toda a região de forma de gratuita.


O CEDOPH está à disposição do público para visitas, pesquisas e consultas, nos turnos da tarde ( de segunda a sexta-feira) e à noite (de segunda a quinta-feira).
 

Confira as imagens: