Centenas de pesquisadores participam do SIIC 2016

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
19/10/2016

A 22ª edição do Seminário Institucional de Iniciação Científica da URI, realizado este ano no Câmpus de Frederico Westphalen, reuniu mais de 700 pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.


O evento realizado anualmente em um dos seis câmpus da Universidade tem por objetivo oportunizar espaços de debate e apresentações sobre temas pesquisados por acadêmicos e professores. E realiza em paralelo outros quatro eventos, igualmente importantes, o XX Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-graduação, o XIV Seminário de Extensão, o IV Colóquio Tecnológico da URI, o Seminário de Formação: XXIII CIAP; XIV CIAPEx; X CEPs e VI CEUA e ainda o IX INTERCEPs.


A abertura realizada na manhã desta quarta-feira, 19, contou com presença do Magnífico Reitor da URI, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, que deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a importância da realização de um evento destinado a discutir a pesquisa. Em seguida, apresentou e acompanhou o palestrante e também professor José Carlos Carles de Souza, Reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF).


O tema da palestra foi “A importância da Pesquisa aplicada na Universidade Comunitária”. Sobre o assunto, em entrevista à Assessoria de Comunicação da URI o professor José Carlos reafirmou a necessidade de se falar sobre pesquisa e da satisfação em participar de um evento com a relevância que tem o SIIC.


Estou muito feliz por poder vir e por estar falando da realidade da pesquisa aplicada, da realidade da extensão nas nossas universidades. Do compromisso das nossas universidades dentro desse cenário que está posto do ensino superior. Um cenário altamente mercantilizado que nós, como comunitárias, temos um compromisso social importante que nem sempre é reconhecido pelas autoridades governamentais. Mas em que pese essas dificuldades nós temos sim é que dar a resposta às nossas propostas e uma delas é como nós atuamos em nossas instituições de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico e social das nossas regiões. Como enfrentamos isso, como participamos efetivamente desses resultados agregando qualidade de vida à sociedade”, disse o Reitor da UPF.


Depois da palestra, tiveram início as sessões de apresentações de pôsteres e trabalhos através de plenárias, no Prédio 10. Ao todo, mais de 400 trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e professores serão apresentados até à tarde.


Um deles, apresentado pela Maria Isabel Monteiro Burin, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Santiago, bolsista voluntária de um projeto de pesquisa que avalia o método projetual usado no curso de Arquitetura e Urbanismo na formação dos profissionais. Ela veio com outros quatro colegas, apresentar um pôster sobre os primeiros resultados da pesquisa e falou sobre a impressão que teve do evento.


Eu acho que essa interação que a gente tem com diversos acadêmicos de diversos cursos e de todos os câmpus, vem sempre a agregar na nossa vida acadêmica. Essa experiência de apresentação de trabalhos, participar de projetos de pesquisa, trocar experiências faz muita diferença na nossa formação

Confira as imagens: