Centro de Extensão apresenta trabalho no Fórum Nacional de Extensão

O Encontro Anual da Câmara Sul do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Ensino Superior – ForExt, realizado no dia 25 de maio de 2020, contou com cinco eixos de discussão de projetos de extensão realizados pelas Universidades junto à comunidade regional, entre eles: Curricularização da Extensão; Relatos de Workshops e Eventos; Experiências Exitosas na Comunidade em tempo de Pandemia. A URI/FW participou do Evento com a apresentação do Projeto de Extensão “ASSESSORIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA”.
O destaque na apresentação foi a inovação no formato da Extensão realizado pela URI/FW em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Taquaruçu do Sul/RS, com vistas à elaboração de uma nova proposta pedagógica na educação do 6º ao 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin. A URI iniciou seu trabalho de formação na forma presencial, mas em função da Pandemia, COVID 19, os professores do município e os formadores da URI estão realizando suas atividades de forma remota, online.
Os sujeitos locais observam, refletem sobre suas ações e a partir da interação com a Universidade por meio dos ambientes virtuais (Classroom, Google Meet) criam suas propostas pedagógicas inovadoras com a utilização dos princípios da formação por alternâncias. Os encontros de formação são de construção, professores, coordenação da escola e direção mediados pelos professores da Universidade assumem a condição de fazer, pensar e criar estratégias, organização curricular e proposições de ensino tendo como base o planejamento local.
Destaca-se que os professores são os protagonistas na formação continuada, pois o projeto é arrojado e foi construído no coletivo pela comunidade escolar, a partir de suas vivências, suas expectativas. Assim, este projeto tem uma característica de construção e formação do capital humano existente neste município e isto significa mais que capacitar os professores, de alguém que sabe para quem pode saber, pois a nova ordem, o ineditismo, a reinvenção não se dá somente pelo momento vivido, mas sim pela possibilidade de uma educação com futuro mais dinâmico, obedecendo às especificidades locais, apresentada na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Portanto esse projeto capacita à equipe de professores, com mecanismos que denominamos instrumentos pedagógicos digitais. Esse processo é de construção, aqui apontamos o principal resultado da extensão, que funciona pois no município, já ocorrem diversas práticas extensionistas.
A URI, primando pelo seu compromisso com a comunidade realiza atividades e projetos envolvendo muitas pessoas nos mais diversos espaços de vivências e áreas de atuação, e considera a extensão como princípio de aprendizagem , a maneira de ser, de dialogar e uma possibilidade de aprender, pois é educativa.
O projeto foi apresentado pela equipe do Centro de extensão da URI-FW, que destacou a relevância do projeto realizado no formato ambiente virtual e que tem re