Ciclo de Estudos debate Educação e Trabalho

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
21/09/2015

 

Mais uma etapa do II Ciclo de Estudos em Educação: diálogos interdisciplinares no Ensino Médio foi realizada no dia 18 de setembro. Na ocasião, o evento teve a contribuição da professora Dra. Maria Clara Bueno Fischer (UFRGS), cuja conferência abordou o tema “Educação e Trabalho no Ensino Médio”, tecendo reflexões importantes acerca do jovem do Ensino médio e a relação estudo e trabalho. A palestrante atentou para as ocupações que passam pela informalidade e pelas subocupações e o desemprego que atingem os jovens em todos os países.


Participaram do evento docentes da rede pública, acadêmicos das licenciaturas e docentes da URI.


O Ciclo, promovido pelo Departamento de Ciências Humanas em co-promoção com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGEDU, terá continuidade no dia 02 de outubro, com a última palestra, a ser ministrada pelo professor Dr. José Clovis Azevedo. Nesta data serão entregues os certificados de participação e os Anais do evento.
 


Confira a entrevista com a professora Dra. Maria Clara Bueno Fischer:

 


- Qual é o cenário do Ensino Médio hoje com relação ao trabalho?


Dra. Maria Clara – É um momento complexo, desafiador. Houve uma expansão muito grande, embora nos últimos anos tenha estabilizado, e com essas políticas do Ensino Médio Inovador se conseguiu trazer muitos mais jovens e adultos para fazer o Ensino Médio e agora trata-se de descobrir estratégias que deem conta das expectativas dos jovens e da sociedade brasileira. O Ensino Médio fica intermediário entre o Ensino Fundamental e o Superior ele fica tencionado sobre a terminalidade no ensino médio com a efetiva profissionalização. É um ponto de decisão para o jovem e das políticas e isso tem uma longa história de dualidade, às vezes de que se poderia só preparar para o trabalho ou só propedêutica , para a Universidade.


Diante disso, quais os principais desafios?


Dra. Maria Clara - Há muito movimento na sociedade brasileira, muita discussão nas políticas do Ensino Médio Integrado, Ensino Médio Inovador, experiência do Politécnico... No sentido de achar saídas de um Ensino Médio que prepara para o trabalho, mas que procura também estratégicas pedagógicas porque há uma parcela importante dos jovens que precisa trabalhar e estudar, outros não, em que a entrada no mundo do trabalho vai se dar só ao final do Ensino Superior. Isso não é fácil na realidade brasileira, resolver as contradições de públicos com situações sociais muito diferentes. A partir disso os professores nas escolas precisam construir um Projeto Pedagógico para todos. Temos muitos desafios, um deles muito importante é que temos que conhecer cada vez mais o que é a relaçã

Confira as imagens: