Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Ciência da Computação leva Inclusão Digital ao Lar de Deficientes Físicos
Projeto Computação Fácil está sendo realizado na entidade
A URI-Câmpus de Frederico Westphalen traz em sua missão a ação solidária, a inovação e a integração com a comunidade. E em mais uma demonstração clara desta sua postura, iniciou, na última semana, através do curso de Ciência da Computação, o Projeto Computação Fácil, que está sendo executado no Lar dos Deficientes Físicos de Frederico Westphalen.
O projeto, com carga horária total de 112 h/a, está sendo viabilizado através de encontros semanais, nas quartas-feiras, no Laboratório de Informática do Lar, equipado especialmente para o curso, buscando inserir os internos e os frequentadores do local no mundo digital, dando suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado, entre outras, trazendo mais benefícios para a vida pessoal e profissional de cada um dos alunos.
Segundo o professor da URI, Leandro Rosniak Tibola, responsável pela execução do projeto, "os encontros objetivam levar os saberes da informática para os alunos do Lar dos Deficientes, permitindo que eles obtenham conhecimentos e desenvolvam habilidades, possibilitando sua inclusão no mundo digital e seu posicionamento na sociedade como indivíduos conscientes e independentes tecnologicamente frente as suas limitações físicas".
Confira alguns depoimentos
Para o frederiquense Jadir Antônio Burin, de 40 anos, que não é interno do Lar, mas freqüentador assíduo dos cursos oferecidos pela entidade, o curso oferecido pela URI/FW está sendo muito proveitoso.
“Antes do acidente de moto que sofri, há 1 ano atrás, trabalhava em uma empresa como vendedor externo. Agora, em função das minhas limitações físicas, não posso retomar a mesma atividade. Mas tenho plenas condições de voltar ao mercado de trabalho, atuando mais em escritórios, por exemplo, precisando, portanto, ter noções básicas de computação. E estou adquirindo este conhecimento através deste curso que a URI está oferecendo para nós. Estou me qualificando e isso tem me deixado muito feliz”.
Jocemir Antônio Pivatto, de 47 anos, que há 3 anos mudou sua residência de Planalto para o Lar, foi apresentado à internet e à ferramenta computador através do curso. Sua curiosidade era tanta, que há cerca de 1 ano atrás pediu um notebook de presente a um familiar. E até então, não sabia usá-lo. Com o curso, está aprendendo a navegar na internet e em programas básicos de computação.
“Estou realizado com o curso e quero aprender cada vez mais a mexer no meu notebook!”
<