Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Ciência do Solo é tema de palestra
A “Introdução à Ciência do Solo” foi o tema de uma palestra ministrada pelo professor Dr. Fábio Joel Kochem Mallmann aos estudantes do Instituto Estadual de Educação 22 de Maio, de Palmitinho – RS. O encontro ocorrido no dia 19 de outubro objetivou transmitir aos alunos ideias básicas, centrais e gerais sobre os solos, buscando despertar o interesse dos mesmos sobre este recurso natural tão importante para os ecossistemas terrestres.
Durante a palestra foram debatidos assuntos como a formação dos solos e a grande influência das rochas, do relevo, da umidade, do clima e do tempo no desenvolvimento dos diferentes tipos de solos. Também foram abordadas as principais características físicas, químicas e biológicas do solo, vinculando-as às principais funções que os solos desempenham no ambiente.
O professor destacou alguns aspectos da fertilidade do solo, como a aplicação correta das doses de corretivos da acidez (calcário) e de fertilizantes. Ainda, ressaltou a necessidade de se evitar o uso excessivo desses materiais escassos e que, se aplicados em doses muito altas, podem passar a ser contaminantes.
Outro assunto abordado e que chamou muito a atenção dos alunos foi o manejo do solo e a influência sobre a compactação. Segundo o professor Fábio, “quando adotados de forma errônea algumas técnicas de manejo diminuem a infiltração e armazenamento da água no solo, desencadeando processos erosivos que são extremamente agressivos ao ambiente e na redução da capacidade produtiva dos solos”.