Ciências Biológicas promove campanha da Água

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
20/03/2017

1) Por que celebrar/comemorar/lembrar o dia mundial da água?

A origem da vida em nosso planeta surgiu na água, ao longo de milhões de anos de evolução. Hoje a preocupação, mundial gira em torno da escassez deste recurso, que de tão importante para a manutenção da vida despertou interesse mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) que em 1993, objetivando estimular os usuários deste recurso sobre o uso consciente instituiu o dia 22 de março como o dia mundial da água.

2) Como o curso de Ciências Biológicas trabalha a relação sujeito-natureza (água) e de que forma esse trabalho impacta na comunidade?

O curso de Ciências Biológicas, da URI-FW, tem como um de seus alicerces a questão da preservação ambiental, e por consequência o tema “água” sempre acaba sendo assunto recorrente nas atividades teóricas e práticas do curso. Inúmeras pesquisas já foram realizadas por acadêmicos, sobre nascentes, rios, riachos e lagoas, qualidade e quantidade da mata ciliar, diagnósticos de situação e quando sentimos necessidade já providenciamos inclusive revitalização de nascentes urbanas.

Sempre ressaltamos em nossas aulas que não tem como falar de qualidade de recursos hídricos sem vincularmos a questão de preservação das florestas, visto que são elas que permitem termos água em quantidade e qualidade adequadas à população.

3) Qual a relação da URI/FW com as ações que buscam a preservação do Parque do Turvo?

 

A URI, participa do conselho consultivo do Parque Estadual do Turvo, com representação no segmento de Pesquisa e Monitoramento, que tem como principal objetivo monitorar as populações e comunidades de maior interesse para a conservação, que é um dos objetivos básicos de Parques em cuja categoria, se insere o Turvo. Também realizamos aulas práticas no local, sempre destacando para os alunos a importância da preservação do local, pois é o último remanescente de Mata Atlântica que ainda preserva a paisagem original do norte e noroeste do RS.