Ciências Biológicas realiza aula prática de taxidermia

Atualmente, são os biólogos que mais realizam essa prática

URI FW
Imagem Notícia

Gabrieli Wagner - Estagiária e Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
27/09/2019

Acadêmicos da disciplina de Zoologia do curso de Ciências Biológicas da URI/FW tiveram aula prática sobre técnicas modernas de taxidermia. Essa é uma atividade bastante antiga e muito utilizada nos estudos sobre história natural, especialmente quando começaram as expedições ao “novo mundo”, a taxidermia foi bastante importante para a conservação dos espécimes que eram coletados e levados para outros países.


Com Leis Ambientais mais rígidas, atualmente a taxidermia é usada para a criação de coleções científicas ou para fins de exposição em museus de história natural, nessa modalidade o taxidermista tenta reconstituir as características do animal em vida bem como de seu habitat, permitindo o uso para educação ambiental ou material didático para aulas de zoologia e ecologia. A coleção de animais e a preparação de espécimes para museus são necessárias para pesquisas sistemáticas e atividades educativas.


Atualmente a profissão de taxidermista é exercida, em sua maioria, por biólogos, pois estes profissionais, possuem conhecimentos em ecologia, anatomia e comportamento animal, necessários para um profissional que objetiva resgatar as características de espécies para estudos e pesquisas, assim como, a reconstituição de determinadas características do ambiente do animal.


As práticas dos acadêmicos com a taxidermia são realizadas com animais que foram recolhidos por estarem mortos por atropelamento nas estradas da região.

Confira as imagens: