Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Ciências Contábeis realiza curso sobre DIRF e RAIS Calendário 2018

Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da URI/FW, mesmo antes do início das aulas no 1º semestre de 2019, já participaram de uma atividade ligada a formação profissional.
Na última segunda-feira, 11 de fevereiro, cerca de 50 pessoas, entre estudantes e profissionais da área de Contabilidade participaram do curso sobre DIRF e RAIS Calendário 2018.
O curso realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e com apoio da URI/FW, através da graduação em Ciências Contábeis, foi ministrado pela palestrante Débora Raquel Pinheiro e tratou sobre a DIRF - Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte e a RAIS - Relatório Anual de Informações Sociais.
O Imposto de Renda é um tributo obrigatório para todas pessoas físicas e jurídicas. De acordo com o site da Receita Federal, as funções da DIRF são informar os rendimentos pagos a pessoas domiciliadas no Brasil; o valor do imposto de renda e de contribuições retido na fonte; o pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa pagos a residentes ou domiciliados no exterior; e valor pago a plano de saúde coletivo empresarial.
Atualmente a declaração da DIRF — cuja data limite é o último dia útil do mês de fevereiro — é efetuada por meio do programa gerador de declaração, o Receitanet, que pode ser acessado no site oficial da Receita Federal.
Já o Relatório Anual de Informações Sociais deve ser apesentado por toda pessoa jurídica anualmente ao Ministério do Trabalho para que a autoridade trabalhista tenha acesso aos dados estatísticos sobre o emprego no Brasil e possa planejar ações governamentais baseadas nos resultados.
Instituído em 1975 por meio do Decreto nº 76.900, o RAIS também serve de insumo para o controle do FGTS, Sistema de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários, estudos técnicos e de natureza estatística e atuarial, identificação do trabalhador com direito a abono salarial PIS/PASEP*.
A acadêmica do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis, Flávia Meireles, que trabalha com contabilidade, participou do curso.
Segundo ela “é muito relevante palestras como essa disponibilizadas pelo CRC para a área acadêmica, pois auxiliam, esclarecem e aprofundam nosso aprendizado. Toda informação é importante. Além de agregar conhecimento à nossa formação, fornece atualizações sobre nossa futura área de atuação. É uma atividade que vem complementar, ajuda a fixar e relembrar conteúdos que aprendemos ao longo dos semestres”.
Fonte*: blog.convenia.com.br