Colaboradores definem plano estratégico para a universidade

\"Jeito URI de Ser\" conduzirá ações da instituição junto aos estudantes e à comunidade nos...

URI FW
Imagem Notícia

João Victor Gobbi Cassol
12/05/2021

No mês em que completa 29 anos atuando ao lado da região, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, renovou seu compromisso com o desenvolvimento comunitário e definiu o modo de atuação para os próximos anos. O planejamento estratégico da universidade foi discutido e aprovado na sexta-feira, 7 e sábado, 8, pelos mais de 300 professores e técnicos-administrativos que participaram da 7ª Jornada de Estudos Docentes (JED), 3ª Jornada de Estudos da Escola Básica (JEEB) e 3ª Jornada de Estudos dos Técnicos Administrativos (JET), realizadas no Salão de Atos.

O mote das ações da URI/FW nos próximos dois anos será o lema “Jeito URI de Ser”, filosofia que se aplicará nas diversas áreas de atuação da universidade, das salas de aula ao atendimento ao público, passando pela gestão da instituição e sua relação com a comunidade, como explicou a Diretora Geral da URI/FW, professora Doutora Silvia Regina Canan. “A URI/FW integra pessoas e ajuda a transformar espaços e vidas. Todos temos que viver este jeito URI de ser, que é a qualidade, a excelência, a ação comunitária, o aconchego, o carinho, os sorrisos... temos que cuidar e abraçar as pessoas. Esta é nossa cara, isso é o nosso diferencial”, disse a gestora aos colaboradores.

“Jeito URI de ser” na prática
Nos próximos anos, a diretriz definida junto com os colaboradores guiará as ações da universidade em todas as frentes de atuação da URI/FW, sempre  visando contribuir com a comunidade. O mote se desdobra em diferentes anos, como o “jeito URI de ensinar, de atender e de gestar”. Confira um resumo:

No ensino: desenvolver lideranças transformadoras da sociedade por meio da excelência no ensino;

Na pesquisa: tornar-se referência em pesquisa e inovação em áreas relevantes para a transformação da sociedade;

Na extensão: intensificar políticas de extensão que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade;

Na gestão administrativa: recuperação e sustentabilidade econômico-financeira. Reestruturação da governança;

Nos serviços: consolidar-se como parceira prioritária para as organizações que demandam serviços de elevada expertise e exigência de qualidade.

Além dessas definições, o encontro esclareceu outras questões estratégicas para a URI/FW nos próximos anos. A abertura de cursos, os novos métodos de ensino, a inserção de graduações e pós-graduações em EAD e o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) foram temas debatidos e explicados pela Diretora Acadêmica, professora Doutora Elisabete Cerutti. “Nós avançamos muito em 2020 e precisamos, em 2021, inovar, trazer novas propostas de ensino. Vamos apresentar ao aluno que aqui ele terá mais que a aula, aqui na URI o aluno viverá uma experiência. Vamos revisitar processos e melhorar”, detalhou.

Do ponto de vista administrativo, a URI/FW está passando por um reposicionamento de mercado, consolidando um movimento que vem sendo realizado pela universidade.
Segundo o Diretor Administrativo, profe

Confira as imagens: