Colombianos participam de intercâmbio na URI
A internacionalização da URI já é uma realidade. Desde 2015, a Internacionalização é um assunto tratado com muita seriedade na URI. Prova disso foram os eventos promovidos na instituição com o objetivo de divulgar a ideia e incentivar o corpo docente e discente na busca por essas oportunidades. Em 2017 recebemos o primeiro intercambista, vindo da Colômbia, para cursar Arquitetura e Urbanismo.
Este ano, são colombianos que novamente chegam à Universidade para vivenciar o experimento de estudos longe do país de origem e mais uma vez, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo.
Desde o início do mês, os jovens Hanna Ilieth Bolaños Parra, aluna da Universidad La Gran Colombia; Carlos David Gómez Estupiñan e Juan Sebastian Cortes Suaza, alunos da Universidade Agustiniana - Uniagustiniana, de Bogotá, Colômbia, estão no Brasil, mais especificamente aqui em Frederico Westphalen, estudando na URI.
A vinda dos três intercambistas foi mediada pelo Núcleo de Internacionalização e Coordenação do Curso e já oportunizou a eles o primeiro contato com a Direção do Câmpus.
Na última terça-feira, 13 de março, a Diretora-Acadêmica, professora Elisabete Cerutti, acompanhada dos professores Cristhian Moreira Brum, Lucimery Dal Medico, Tamara Menuzzi Diverio e os Técnico-administrativos Giovanessa Poletti e Fábio Paloschi recepcionaram oficialmente os acadêmicos.
“É um momento histórico, porque ter no interior de um estado como o Rio Grande do Sul, ter uma Universidade Comunitária, como a nossa, ter a oportunidade de uma só vez trazer três estrangeiros para intercâmbio de seis meses é uma conquista. Não é qualquer Universidade que consegue isso, com esse movimento internacionalista que estamos de fato trabalhando há menos de três anos. E o nosso sonho é a partir de 2019, vermos alunos URI saindo das nossas fronteiras”, disse o professor Cristhian, que coordenado o curso de Arquitetura e Urbanismo.
A professora Elisabete ressaltou em nome da Direção do Câmpus as boas-vindas aos intercambistas.
“Realmente o caminho da internacionalização vem sendo construído muito concretamente, mas sempre com a referência nesse lugar que estamos e visando onde nós queremos chegar. Somos um Universidade muito diferente tanto da Gran Colombia, quanto da Uniagustiniana. Entendemos que na nossa humildade, no nosso jeito URI de ser e construir o conhecimento, nós poderíamos muito bem assinar este convênio e ao mesmo tempo sonhar com deste convênio para além da mobilidade acadêmica”, disse a Diretora-Acadêmica.
Hana Parra, a primeira estudante mulher a participar do intercâmbio conta que não sabia o que esperar porque ela esteve na URI ano passado, participando do Taller Internacional, e viu que era uma cidade pequena. Para ela foi bastante impactante porque Bogotá é uma cidade muito grande e tem muitas coisas para fazer. Mas ela confessa que se encantou com a receptividade dos moradores e colegas.
“Todos se conhecem, se cumprimentam na rua. Achei isso incrível. São muito felizes, educados e bonitos”, disse a colombiana em meio a um sorriso tímido.
Carlos Estupiñan, também participou do Taller em 2018 e agora co