Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Comunidade acadêmica se reencontra presencialmente após três semestres
Universidade está preparada para receber os alunos e professores de forma segura, mantendo o ensino de excelência que é marca da instituição

O segundo semestre letivo de 2021 da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, iniciou na segunda-feira, 2, e contou com uma novidade que aqueceu o coração da comunidade acadêmica: a volta das atividades presenciais. Para receber alunos e professores, além de aderir a um plano de contingência, medidas bio-sanitárias e mudanças de infraestrutura, a universidade também preparou uma recepção.
O público foi recebido com decorações de boas-vindas e informativas, e com um momento de acolhimento feito pelos diretores geral, acadêmico e administrativo da URI, Silvia Regina Canan, Elisabete Cerutti e Ezequiel Plinio Albarello, respectivamente. A expectativa para a volta às aulas é o retorno integral dos estudantes.
Segundo a diretora Silvia, este é um momento ímpar de rever aqueles que são a razão de existir da universidade. “A volta às aulas mexe com os nossos sentimentos mais profundos, porque estamos com saudades dos alunos, dos colegas professores, do nosso jeito de fazer ensino presencial, dos corredores cheios de gente, do burburinho, dos questionamentos nas aulas, das vibrações das formaturas no salão de atos. Enfim, voltar às aulas é fazer voltar a vida na universidade”, comenta.
Para o retorno, a URI/FW preparou uma Central Covid que fornecerá atendimento de enfermeiras durante os três turnos de funcionamento da instituição. Além disso, também foram feitas mudanças na infraestrutura do câmpus, para que o distanciamento seja respeitado nas salas de aula, está sendo disponibilizado álcool em gel e foi adquirido um termômetro instalado no acesso principal à instituição, para que seja verificada a temperatura todos os dias.
O retorno às aulas presenciais é uma oportunidade de retomar os processos de ensino com a excelência que marca a história da URI/FW. Para os diretores, a espera pelo reencontro com os estudantes foi grande. “Retornamos com o carinho e acolhimento que sempre nos diferenciaram, com conteúdos bem trabalhados e pensados para dar aos alunos o melhor que a universidade pode oferecer a quem irá enfrentar o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e competitivo”, frisa a direção.