Concluído curso de Desenvolvimento Sustentável para servidores públicos de Alpestre
O Curso de Extensão de Qualificação de Servidores Públicos Municipais para o Desenvolvimento Sustentável realizado no município de Alpestre foi concluído na última sexta-feira, 25.
A aula de encerramento, sobre Auditoria na Gestão Pública, aconteceu na URI – FW e foi ministrada pelo professor Gerson Luiz Batistella.
Após a explanação, foram entregues os certificados para os concluintes do Curso e na sequência houve uma confraternização entre os cursistas, professores, e a Coordenação do Curso, representada pela Professora Diana de Souza e Professor Germano José Hartmann. Também estiveram presentes no evento a direção do câmpus, na pessoa do Diretor-administrativo Clovis Quadros Hempel, a técnico-administrativa Angelita Fátima Pelisser e o Prefeito Municipal de Alpestre Alfredo de Moura e Silva.
Conforme o professor Germano José Hartmann o Curso de Extensão de Qualificação de Servidores Públicos Municipais para o Desenvolvimento Sustentável é uma das práticas de extensão universitária e é considerada pela URI como uma atividade de intervenção social e difusão de conhecimentos que, aliada à pesquisa, parte das demandas da realidade, desenvolvendo atividades pertencentes a todas as áreas temáticas.
As ações extensionistas da Universidade buscam viabilizar e operacionalizar práticas participativas e representativas dos interesses das populações e da realidade regional. O intuito é priorizar e garantir a execução de atividades em áreas do conhecimento necessárias ao desenvolvimento regional, ampliando desta maneira a sua participação nas comunidades.
A URI, como instituição fiel à sua missão institucional, desempenha, de forma constante e ativa, suas ações extensionistas, realizando projetos inovadores e, também, diferenciados. Nessa perspectiva de integrar as ações e relações entre a Universidade e sociedade, foi implantado no Campus de Frederico Westphalen, um Centro Integrado de Pesquisa e Extensão, dividido em sete núcleos, composto por uma equipe multidisciplinar que reúne professores doutores, mestres, especialistas, pesquisadores, assistentes de pesquisa, estagiários, estudantes e atores sociais, através das diferentes iniciativas, socializando o conhecimento gerado na instituição, contribuindo para o reconhecimento da URI como uma Universidade de referência, que prima pela qualidade e ação solidária.
“A relevância desta capacitação está embasada, sobretudo, na necessidade de modernização do serviço público, tendo em vista as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais do país. Esse processo de evolução é amplo, porém, a qualificação dos servidores públicos, configura-se como um dos aspectos essenciais, tendo em vista o fato de que o servidor público é agente de desenvolvimento social. E razão de tudo isso acredito que tanto para os alunos (funcioná