Conheça a Formação por Alternância do curso de Tecnologia em Agropecuária

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
21/10/2021

O curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), está desenvolvendo as alternâncias de formação profissional na área agropecuária com beneficiários do crédito fundiário.

 

No total, 40 agricultores familiares estudam atualmente no terceiro semestre do curso superior. Nesta sexta alternância, como nas anteriores, ocorreu o desenvolvimento das técnicas agropecuárias a partir de um tema gerador, promovendo a união entre a teoria e a prática, promovendo a observação da realidade, a reflexão do conhecimento científico e da realidade das propriedades, e as novas ações dos acadêmicos-agricultores junto a suas propriedades, famílias e comunidade.

 

O objetivo de partir de temas geradores é estimular a reflexão da realidade individual para a coletividade, por meio de embasamento científico. Para isso, no curso de Tecnologia em Agropecuária são utilizados dois importantes instrumentos pedagógicos: a elaboração de um Plano de Estudo coletivo para ser discutido com as famílias, com a comunidade e os grupos de estudos da turma, e, ao iniciar a alternância seguinte, acontece a Colocação em Comum, momento em que cada um dos acadêmicos explora o que encontrou nas suas observações.

 

A formação por alternância é desenvolvida a partir da ideia científica existente no mundo acadêmico a fim de buscar eficiência e sustentabilidade para os processos produtivos. Segundo os professores do curso de Tecnologia em Agropecuária, é importante que a formação tenha base na realidade vivida, desenvolvendo o espírito de empreendedor integral, um sujeito que age sobre o seu meio a fim de buscar sustentabilidade econômica, social, ambiental, ética, técnica e acima de tudo profissional.