Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Conheça melhor uma das presenças confirmadas no III Seminário Afrocultura
Esmeralda Ribeiro é contista, ensaísta e jornalista

O Mestrado em Letras estará promovendo, de 07 a 09 de outubro de 2014, seu III Seminário Afrocultura, literatura, Educação. Conheça uma das presenças confirmadas, a escritora Esmeralda Ribeiro.
Esmeralda nasceu em São Paulo/SP, onde mora atualmente. É contista, ensaísta e jornalista, tendo publicado em várias antologias no Brasil e no exterior. Já nos anos 80 preocupava-se com o “papel da escola como instrumento de transmissão e de reforço às ideias e práticas racistas”, e defendia a inclusão nas escolas de ensino fundamental e médio de estudos sobre a cultura e a história afro-brasileiras, como forma de combater o branqueamento e estereótipos racistas. No momento, é responsável, junto com Márcio Barbosa, pela direção do projeto cultural Quilombhoje e pela coordenação editorial da série Cadernos negros, atualmente no vigésimo sexto ano de existência.
Acerca da importância da literatura como instrumento de transformação, diz:
“... transformações ocorrem lentamente. Escrever é só um dos caminhos. [...] Está dentro da cultura afro promover não o conflito, mas a compreensão entre as gerações, o respeito aos mais velhos; também está dentro dessa cultura valer-se da expressão artística como possibilidade de interação com o mundo e de transformação deste. Estão dentro dessa cultura as bases apara a construção de um hoje e de um amanha mais solidários, mais cheios de beleza e harmonia." (Cadernos negros ,v. 36, 2013)
As inscrições para o III Simpósio Afrocultura, Literatura e Educação, nas modalidades comunicador e ouvinte, já podem ser feitas no site http://urinet.fw.uri.br/eventos/.