Conheça os cursos de graduação com maior empregabilidade no Brasil

Entre eles, a URI/FW disponibiliza quatro no Processo Seletivo 2022

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Clínica de Fisioterapia da URI, curso com grande nível de empregabilidade no Brasil

Isabela Vanzin da Rocha
26/01/2022

No período em que as pessoas vivem, com constantes avanços tecnológicos, mudanças didáticas no ensino superior e instabilidade econômica, causadas, principalmente, pela pandemia de Covid-19, é importante manterem-se informadas sobre as tendências do mercado de trabalho.

Uma forma de compreender as alterações nos recursos humanos é acompanhar pesquisas elaboradas acerca das orientações e direcionamentos aos quais o mundo está sendo levado. Um exemplo, é a Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, do Instituto Semesp, com o apoio da Symplicity, Cia de Talentos e da InfoJobs. O objetivo da apuração é analisar a empregabilidade das áreas de trabalho, a eficiência do diploma de graduação em termos de rentabilidade e sucesso dos egressos de instituições públicas e privadas de todas as regiões do país.

O estudo, realizado entre 2 de agosto e 21 de outubro de 2021, contou com a participação de 8.523 alunos e egressos do ensino superior. Segundo os resultados, os cursos da área da saúde e da informática, como Medicina e Engenharia da Computação, foram as graduações que apresentaram maior percentual de egressos trabalhando na mesma área na qual se formaram (veja box).

 

URI/FW oferece cursos entre os listados

Entre as graduações listadas como as que oferecem maiores níveis de empregabilidade no Brasil, quatro são ofertadas pela URI/FW no Processo Seletivo 2022, com início previsto para o primeiro semestre deste ano. Os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Ciências Contábeis estão disponíveis para ingresso via vestibular, nota do Enem, reingresso, transferência e segunda graduação.

Além desses quatro cursos, a URI/FW também oferece os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que não abriram vagas nesta edição do vestibular.

 

Graduações com mais empregabilidade entre os formados

Medicina: 100%

Engenharia de Computação: 92,6%

Ciência da Computação: 90,6%

Farmácia: 79,3%

Odontologia: 78,9%

Fisioterapia: 64,4%

Arquitetura e Urbanismo: 63,5%

Psicologia: 61,1%

Contabilidade: 60,5%

Publicidade e Propaganda: 60,5%