Conhecimento da Universidade na veia do mundo do trabalho
Mais de 800 acadêmicos da URI estão realizando estágio profissional

Obter experiência profissional, um upgrade na renda, descobrir as áreas de que mais gosta, aliar a teoria à prática e, ainda, estabelecer contatos, são apenas alguns itens da vasta lista de vantagens que um estágio pode proporcionar aos alunos da Graduação. Além disso, o estágio configura-se como um benefício também para as empresas, por contarem com a atuação de acadêmicos que chegam plenos de novas ideias e com vontade de fazer sempre o melhor.
Hoje, 816 alunos da URI realizam estágios externos e mais 57 trabalham como estagiários na própria Instituição. “Isso tem um significado muito grande para a URI, porque cumpre com seu papel de formação e possibilita ao mercado um olhar diferenciado a partir dos novos conhecimentos que são aplicados na realidade”, destacou a Diretora Acadêmica, professora Dra. Elisabete Cerutti.
A afirmativa da Diretora Acadêmica da URI se comprova no relato do empresário Laury Luiz Rigo, que recebeu duas acadêmicas do curso de Administração da Universidade para desenvolverem um trabalho em sua empresa, na condição de estagiárias. “Elas trouxeram novos conhecimentos, inovações para a empresa. Só temos a agradecer às alunas e à Universidade, pois acompanhei todo o trabalho realizado e foi realmente muito bom. Hoje, continuamos utilizando na empresa as estratégias implantadas por elas”, contou o empresário.
A inserção dos alunos da URI no mercado de trabalho, implica a ampliação do vínculo entre comunidade e Universidade, o que possibilita o desenvolvimento de ambas as partes, conforme explicou a coordenadora do curso de Psicologia, professora Marisa Pigatto. “A Universidade, ao longo do tempo, vem interagindo de modo mais efetivo no processo produtivo social, a partir de intervenções junto à comunidade, com intuito de refletir sobre os processos de trabalho, embasando-se em teorias e práticas que proporcionam o entendimento de que há inúmeras formas de capacitar aquele que trabalha”, afirmou a professora Marisa.
A história começou na URI, e o mérito é deles
A Gerente Industrial Marcia Veroneze Bisol é diplomada do curso de Química da URI e iniciou um estágio no X semestre da faculdade, na mesma área em que atua hoje. Marcia foi contratada por uma empresa do mesmo grupo, antes ainda de finalizar seu estágio curricular.
“O estágio foi um complemento para a minha formação, pois pude compreender, na prática, todo o conteúdo ministrado em sala de aula. Além disso, o estágio abre as portas para o início da carreira profissional, é onde se começa adquirir a experiência requisitada no mercado de trabalho”, avaliou a diplomada URI, que atualmente gerencia a área industrial de uma grande Fábrica de extração de óleo de soja e biodiesel, com capacidade produtiva de 2 mil toneladas diárias do grão.
“Mesmo com 8 anos de experiência no setor, a cada dia que pa