Construção Civil: da referência acadêmica para excelência profissional

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URIFW
30/07/2019

Em seu oitavo ano de existência o Curso de Engenharia Civil da URI tem orgulho de em dizer que habilita profissional com excelência para o mercado de trabalho. A formação do Engenheiro Civil é desenvolvida ao longo cinco anos, neste tempo o estudante cursa disciplinas que aumentam sua capacidade raciocínio e o poder de solucionar problemas. É por meio das atividades nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Topografia, Hidráulica, Saneamento Básico, Rodovias e Transportes que os estudantes do curso se agigantam em conhecimento e se tornam completos profissionais.

 

De acordo com o atual coordenador, Professor Jean Ricardo Favaretto, ser referência não é algo ao acaso, possuir conceito 4 no MEC é fruto de muito trabalho. Mérito do Professores do sólido colegiado e dos estudantes que compõem o curso. O coordenador enfatiza: ...“O grande diferencial em cursar Engenharia Civil na URI está na maneira como tudo acontece, na relação entre professores e estudantes, na associação entre as bases teóricas e as práticas especializadas, e no círculo profissional existente entre o curso e o mercado de trabalho, é, simplesmente o jeito URI de ser e agir”.

 

Tais palavras ficam evidentes quando práticas como as realizadas na disciplina de Construção Civil I, que é ministrada pelo Professor Rodrigo André Klamt, são vivenciadas pelos estudantes do curso. Ao longo do 1° semestre letivo do ano de 2019 foram realizadas diversas atividades práticas, a fim de proporcionar aos acadêmicos a relação entre a teoria estudada em sala de aula e prática profissional.

 

Dentre as atividades destacam-se as visitas em obras. No total, foram 6 obras visitas, além de uma empresa de pré-moldados. Em todas essas visitas os acadêmicos puderam verificar na prática vários dos processos construtivos da construção civil, por exemplo: execução de escavação de fundações, assentamento de pisos e azulejos, instalações elétricas e hidrossanitárias, execução de reboco, execução de contrapiso, execução de Steel Frame, execução de estruturas pré-moldadas, montagem de fôrmas e armaduras, entre tantas outras atividades existem nas obras da região. Além disso, foi possível observar três diferentes tipos de sistemas construtivos ao longo das visitas, obras em alvenaria convencional (estruturas de concreto e vedação em alvenaria); edificação em Steel Frame; e estruturas pré-moldadas em concreto.

 

 

 

O Professor Rodrigo destaca que estas atividades são essenciais para formação do Engenheiro Civil, visto que há necessidade do contato direto com a obra. Somente com esse contato o estudante (e futuro engenheiro civil) consegue entender algumas técnicas estudadas em sala de aula. Nessa disciplina busca-se isso, aliar a te

Confira as imagens: