Consultores do Programa Redes de Cooperação são capacitados

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
06/08/2014

A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa - SESAMPE promoveu de 28 de Julho à 2º de agosto, o seminário de qualificação de consultores promovido pelo programa Redes de Cooperação. Pela URI-Campus de Frederico Westphalen estivera participando Rui Pereira e Jéssica Luana Mathias como Consultores e Oracélia A. De Cesaro como Supervisora deste programa.

 



Estiveram presentes neste evento 8 universidades do estado do Rio Grande do Sul. Sendo estas: UPF - Universidade de Passo Fundo, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ULBRA-  Universidade Luterana do Brasil,  UCS - Universidade de Caxias do Sul, FEEVALE,  UNIJUI,  UFPEL - Universidade Católica de Pelotas.


Segundo Oracélia De Cesaro, o treinamento consistiu na apropriação da Metodologia de Implantação de Redes e na Metodologia de Projetos Colaborativos em Redes, devidamente revisados e atualizados através do convênio realizado entre a SESAMPE e a UNISINOS. O treinamento de consultores, efetivado em dependências do Hotel Candeeiro da Serra, na cidade de Salvador do Sul, no Vale do rio Caí, teve a coordenação da Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e contou com a participação dos professores Jorge Verschoore, Carlo Franzato, Juliana Durayski, Cristiano Porto Klanovicz e Leônidas dos Santos Vieira e  como moderador o professor Antônio Reginatto.


O Programa Redes de Cooperação é coordenado pela SESAMPE, através do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresas de Pequeno Porte - Damepp, sendo executado regionalmente de forma articulada em parceria com Universidades regionais. Através dessa forma de trabalho, as universidades disponibilizam os consultores, a infra-estrutura para execução do Programa, tais como salas para reuniões, equipamentos, organização de eventos, materiais. Cada região dispõe um supervisor, sendo este  responsável pelo cumprimento das ações dos consultores e pelas metas estabelecidas em conjunto com a Coordenação Estadual da SESAMPE.


O programa gaúcho é referência nacional na área da cooperação empresarial. Atualmente estão em funcionamento no Rio Grande do Sul 237 redes constituídas, que abrangem 72 segmentos da economia. As 7.132 empresas gaúchas associadas em rede respondem pela geração de 81 mil empregos diretos. A união garante a competitividade das micro e pequenas empresas.

 
O ato de encerramento do seminário contou com a presença do diretor geral da Sesampe, Marco Antonio Moura dos Santos, e do diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Damepp), Antônio Paim, que informou que neste ano a secretaria repassou R$ 2,4 milhões para que oito universidades regionais aplicassem os recursos no âmbito do programa Redes de Cooperação.
 

Confira as imagens: