Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Contação de histórias contempla diversas escolas em comemoração ao mês da criança
O grupo de Contação de Histórias do Curso de Pedagogia da URI/FW, coordenado pela professora Ms. Alessandra Tiburski Fink e pela acadêmica voluntária Natana Fussinger, desenvolveu diversos momentos de contação para as escolas de Frederico Westphalen e região.
Antes mesmo de iniciar o mês de outubro, o grupo, composto por alunos voluntários e acadêmicos/bolsistas do Curso de Pedagogia da URI, abrilhantou o dia no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de FW, contemplando aproximadamente 100 crianças e seus professores envolvidos.
No dia 02 de outubro, o grupo acolheu a EMEI Pedacinho do Céu de Taquaruçu do Sul/RS na universidade, que contou com 30 alunos e professores envolvidos com este momento. Neste dia, após a contação de histórias, as crianças também puderam brincar e divertir-se na Brinquedoteca do curso, que é coordenada pela professora Rosane de Fátima Ferrari e pela bolsista Helena Albarello.
No dia 06 de outubro, o Grupo de Contação de Histórias juntamente com a Brinquedoteca, oportunizou aos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Irmã Odila Lehnen de FW vários momentos de alegria e aprendizado. Pela parte da manhã 20 alunos da turma do Pré A participaram. Pela parte da tarde, seguindo o mesmo roteiro, 22 alunos da turma do Pré B foram agraciados com os dois momentos de atividades lúdico-pedagógicas. Totalizando 42 crianças e professoras da escola que prestigiaram as atividades no decorrer deste dia.
Dando continuidade nas atividades, no dia 07 de outubro o Grupo de Contação se fez presente na Escola Edgar Marques de Mattos de Fw, levando muita alegria, emoção e fantasia para as 130 crianças da escola. Cerca de 10 professoras acompanhavam também este momento.
No dia 14 do corrente mês, o Grupo de Contação foi até o município de Palmitinho/RS para levar magia e encantamento às crianças dos anos iniciais do Instituto Estadual de Educação 22 de Maio. Aproximadamente 200 crianças e 12 professoras estavam presentes.
Para fechar o mês, a orientadora Alessandra juntamente com sua bolsista Natana, apresentaram o relatório final do projeto de extensão: Contação de Histórias: arte, magia e encantamento no SIIC: Seminário Institucional de Iniciação Científica, XIII Seminário de Extensão, XIX Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação e III Colóquio Tecnológico, na URI câmpus Santo Ângelo/RS, no último dia 22 de outubro. Na ocasião, foram contempladas com o Prêmio Destaque em Extensão através do artigo “Contação de histórias: um passaporte para o imaginário da literatura infantil”.