Cooperação é tema de aula para o Pronera I

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
18/04/2017

A turma do Pronera I, do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária participou de uma aula prática no dia 08, realizada no Campus II da URI/FW.


Através da disciplina de Comercialização Agrícola o representante da ADMAU – Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai e Rio da Varzea, Cleber Oliveira, falou sobre o tema Cooperação.


Em sua apresentação, Oliveira citou a parte de governança, destacando as entidades que integram a ADMAU. Segundo ele, “a forma de agroindústria é uma das maneiras que o agricultor tem de fornecer um produto bom e acima de tudo agregando valor ao produto que, em sendo comercializado in-natura, teria um preço inferior”.


A intervenção teve como objetivo a cooperação e formas de comercialização dentro dos aspectos legais demonstrados pela entidade ADMAU.


A atividade contou ainda com a apresentação do acadêmico Valtemir Bazeggio do Pronera I, que teve como pauta assuntos relacionados à Associação dos Citricultores de Liberato Salzano, como mercado justo e livre.


O acadêmico falou sobre como está sendo trabalhada a associação, e destacou a produção dos associados, o comércio e as vendas Nacional e Internacional.


Um dos debates mais aprofundados foi em relação ao selo internacional do comércio justo. As organizações de agricultores que aderirem ao comércio justo possuem autonomia sobre as escolhas.


Bazeggio ressaltou a importância de seguir rigorosamente os critérios estabelecidos pelo comércio justo.

"É importante que todos os associados tenham essa consciência das condições de uso, pois o erro de um associado pode acarretar em danos e complicações para os demais", explicou ele.

 

Confira as imagens: