Coral da URI participa de maratona de eventos levando cultura

O grupo representa a universidade, o Município de Frederico Westphalen e a região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
04/10/2024

Os meses de agosto, setembro e outubro tradicionalmente são intensos para os integrantes do Coral da URI, pois são períodos de diversos eventos com apresentações. Como há cooperação, com trocas de visitas, o grupo esteve em vários municípios, retribuindo a presença de comitivas que estiveram na 1ª Mostra Inclusiva de Corais, realizada no dia 25 de maio, no Salão de Atos da universidade, em Frederico Westphalen.


Além disso, o Coral da URI participa da Liga Cultural e Artística do Oeste Catarinense, por meio da qual se apresentou no dia 17 de agosto, em Cunha Porã/SC. No dia 7 de setembro, o grupo esteve em Nova Itaberaba/SC, e no dia 28 de setembro, em Coronel Freitas/SC. Ainda, no dia 30 de setembro, os integrantes se apresentaram na abertura da Semana Acadêmica de Ciências Contábeis e têm agenda para os próximos dias também, além das apresentações em eventos natalinos e em formaturas. Fazendo parte da organização, o Coral da URI está preparando para maio do ano que vem a programação dos seus 30 anos.


Atualmente, o grupo conta com 38 integrantes, sendo professores, funcionários e alunos da URI, além de pessoas da comunidade, que cantam um repertório diversificado, incluindo música popular brasileira, latino-americana, gaúcha e canções do folclore brasileiro.

O apoio recebido pela universidade é destacado pelo maestro Jean Horas. “Precisamos agradecer a URI pelo incentivo nestes quase 30 anos de valorização ao coral. A direção nos diz que o coral é a ‘pupila dos olhos’ da URI e isso nos alegra muito, pois além de levarmos a música, levamos a cultura, os talentos e o nome desta grande instituição que representamos”, frisa Horas.


O maestro também destaca o empenho dos coralistas que ensaiam todas as segundas-feiras e ainda dedicam o seu tempo às apresentações. “Gratidão também às famílias dos integrantes que sempre os apoiam e estimulam a continuar. A maior retribuição que temos é ver a alegria do público que nos assiste e também as amizades que formamos com os colegas ao longo dos anos”, salienta Horas.


As pessoas que têm interesse em participar do grupo, podem contatar o maestro, por meio do WhatsApp (55) 9.9946-2157, que no próximo ano serão abertas novas vagas.

Confira as imagens: