Coral da URI/FW apresenta hino de São Roque em missa solene

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
16/08/2021

O Coral da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, apresentou neste domingo, 15, em Taquaruçu do Sul, o hino do padroeiro da cidade. A apresentação aconteceu durante uma missa solene na qual o grupo teve a oportunidade de homenagear São Roque por meio da canção que foi passada por gerações e marcou a história do município.

 

A música foi passada de geração em geração pela população de Taquaruçu do Sul, e não existem registros de sua autoria ou de sua origem. Portanto, por iniciativa de Belonir Sponchiado, foi decidido fazer uma gravação da canção, pois sua letra é única e, desta forma, ficará eternizada para as próximas gerações.

 

Desta forma, Marcelo Sponchiado, sobrinho de Belonir, juntamente com Artemio Antonio Tibola, regente do Coral da URI, construíram a partitura da música e convidaram os coralistas e cidadãos de Taquaruçu do Sul para realizar a gravação. Segundo os responsáveis pelo projeto, diversas formas de pesquisa foram feitas em busca da origem da canção, mas nada foi encontrado. Pesquisaram na internet, em meios de comunicação, e também em outras paróquias, mas ninguém conhece a música.

 

Para os cidadãos do município, a gravação é, portanto, de grande importância. Segundo Juci Albarello, que participou do projeto, a música tem um sentido muito forte para a cidade. “As pessoas acreditam na fé manifestada na letra. Acredito que, após a gravação, a gente tenha condições de manter vivo este hino que é importante para nossa paróquia”, comenta.

 

Para a URI/FW, o peso deste momento é o mesmo. Para o regente do coral, Artemio Antonio Tibola, foi um momento muito especial. “Para o Coral da URI, ter gravado o hino foi importante pois a presença do coral é a presença da URI, e Taquaruçu do Sul é um município não apenas parceiro, mas irmão da nossa universidade pela história e união que sempre houve entre a cidade e a instituição”.


Confira as imagens: