Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Criado oficialmente o Núcleo de Acessibilidade da URI
A última quinta-feira, 04 de dezembro, foi marcada por mais um importante projeto da URI – câmpus de Frederico Westphalen. Foi criado oficialmente o grupo que discutirá e criará ações a respeito da acessibilidade na instituição, cumprindo com a legislação vigente e com a missão da URI.
De acordo com a diretora-geral da URI – FW, Silvia Regina Canan, há bastante tempo a URI já tem um olhar especial a esta questão, contudo, a ideia é fazer ainda mais, proporcionando todas as melhorias possíveis a partir de uma meta de ações.
A ideia é que a Universidade tenha espaço e condições de bem acolher a todos, independente das limitações que possam apresentar, conforme destacou a diretora-acadêmica, professora Elisabete Cerutti.
O Núcleo de Acessibilidade é coordenado pelo professor de Engenharia, Lucas Tadeu Amarante Bombana, que falou da importância de neste momento inicial realizar um diagnóstico do espaço físico da Universidade, ação que contará com o auxílio da Empresa Júnior das Engenharias e Arquitetura. “Vamos trabalhar para que a URI seja referência também na questão da acessibilidade”, salientou o professor Lucas.
O Núcleo é composto multidisciplinarmente por representantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, que visam a parte estrutural do projeto; Pedagogia, com atenção especial à psicopedagogia; Letras, a fim de contemplar a questão da Libras; além de Fisioterapia, que abrange a questão das dificuldades motoras. O grupo conta, ainda, com a colaboração de convidados externos à Universidade, a diretora da APAE – FW, Jussania Basso Bordin, e a diplomada em Pedagogia e Mestre em Educação pela URI, Emanuelle Barreta, que atua como Psicopedagoga especialmente na área do autismo.