Cuidados com a saúde do idoso é tema de viagem de estudos

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW, com apoio da Prof.ª Marines Aires
03/11/2016

Pesquisas desenvolvidas por diversas áreas da saúde, já comprovaram que a longevidade da população é um fenômeno mundial e que traz importantes repercussões nos campos social, econômico e de saúde. Provocando inclusive a reorganização de prioridades na formação dos profissionais para atuar junto a este grupo populacional.


Deste modo as mudanças caracterizadas pela transição demográfica e epidemiológica apontam para uma necessária reformulação do modelo de atenção à saúde, de modo que seja possível, além de garantir o direito à saúde, lidar de forma mais adequada com as necessidades resultantes desse cenário de envelhecimento da população. 


Foi considerando essa realidade e priorizando a qualidade da formação de profissionais de enfermagem na Universidade, que as professoras Marines Aires e Jaqueline Marafon Pinheiro, através da disciplina de Enfermagem Aplicada à Saúde do Idoso, promoveram uma viagem de estudos com os acadêmicos do 6º semestre.


A disciplina tem como objetivo desenvolver competência para o cuidado interdisciplinar da área de saúde do idoso para planejar, administrar e desenvolver ações com base nos preceitos da Geriatria e Gerontologia para a promoção de um envelhecimento ativo e melhor qualidade de vida. Por isso, no dia 31 de outubro, o grupo conheceu o Centro de Saúde Cidade do Idoso, localizado em Chapecó, SC.


O objetivo da visita foi conhecer a experiência de sucesso de Chapecó para agregar conhecimento e oportunizar a aplicabilidade de práticas que beneficiem os idosos.


A Cidade do Idoso nasceu em 2008, com objetivo de promover ainda mais a melhoria da qualidade de vida da população idosa, proporcionando-lhes condições para um envelhecimento saudável e longevidade.


Na Cidade do Idoso são oferecidas as seguintes atividades: oficina de informática, restaurante, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, yoga, pilates, academia de musculação, grupo vocal/coral, eventos festivos, grupo de caminhada orientada; hidroginástica e natação; jogos de mesa e jogos de bocha, atendimento e educação em saúde - programas de prevenção do câncer uterino e de próstata, DST/AIDS, diabetes, hipertensão, alcoolismo, tabagismo.
 

Confira as imagens: