Curso de Atendimento ao Turista contribui com o desenvolvimento do setor na região

Evento de encerramento das aulas teóricas aconteceu na URI/FW e contou com a participação de Felipe Fioreze

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
30/05/2023

O curso de Qualificação no Atendimento ao Turista da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, que tem foco no desenvolvimento regional, contando com apoio da Sicredi Conexão e da Sala do Empreendedor, finalizou as aulas teóricas na quinta-feira, 25. O evento de encerramento foi realizado com participação dos alunos, professores, apoiadores e contou com a presença de Felipe Fioreze, empresário do ramo turístico, de Gramado/RS.


A formação foi pensada como um espaço de trocas e aprendizagem com a discussão de temáticas pertinentes ao ramo turístico. As aulas teóricas foram realizadas on-line ao vivo, com a presença de professores, e contaram com a participação de profissionais de referência nas temáticas abordadas. De acordo com a coordenadora do curso, Silvia Regina Canan, o próximo passo é uma viagem de estudos, organizada para ilustrar o que foi ensinado nas aulas teóricas sobre atendimento e o turismo como negócio.


Sobre o curso

Durante a formação, o objetivo foi capacitar profissionais que atuam ou pretendem atuar diretamente no atendimento ao turista para ampliar suas habilidades e competências, visando melhorar os serviços públicos e privados prestados pelos empreendimentos turísticos aos clientes, agregando valor aos negócios do ramo turístico e contribuindo com o desenvolvimento local, regional e estadual.


Enquanto curso de extensão da URI/FW, a formação funcionou como ampliadora de conhecimentos a fim de aproveitar o capital humano existente na região. Os participantes aprenderam sobre o conceito de hospitalidade, legislação do turismo no Brasil, competências e habilidades do profissional que atua no turismo, competências básicas de atendimento ao turista, turismo como negócio e investimentos turísticos em negócios que gerem renda, marketing em serviços de turismo, modelos de negócios e realizaram visitas técnicas presenciais.


Buscando estreitar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, o curso foi pensado em parceria com a Sala do Empreendedor e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Frederico Westphalen, além de receber apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) e da Sicredi Conexão na valorização e viabilização de incentivo para realização da formação.


O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, explica que o poder público teve o papel de conectar a proposta do curso com facilitadores e professores que participaram, com o foco em proporcionar uma formação para toda a região abrangida pela URI e que pudesse trazer maior qualidade aos prestadores de serviço, empreendedores e gestores públicos ligados ao turismo. “Todas essas ações, especialmente o curso, tiveram esse foco, e o resultado é que diferentes municípios participaram, tendo entendimento da importância do turismo para o desenvolvimento regional. Certamente, novas formações deverão ser proporcionadas à comunidade em geral a partir desta experiência, que teve um retorno muito positivo dos participantes”, complementa Molossi.

Da mesma forma, o diretor executivo da Sicredi Conexão, Marcio Girardi, assegura que o desenvolvimento de profissionais para a atuação na cadeia do ecossistema do turismo da região é uma iniciativa importante para qualificar os serviços em toda a região. “A Cooperativa acreditando no potencial regional, desde 2021, realiza o Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional, junto com o Sebrae e os municípios envolvidos, contando também com o apoio da Associação de Turismo Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP). Então, o curso vem se somar a estas oportunidades que já estão presentes na região e que vão, com certeza, ajudar no avanço deste setor”, destaca Girardi.


Integrando a rede de apoiadores do Curso de Atendimento ao Turista está o Codemau, que também tem o intuito de contribuir com o progresso da região. Com este viés, a presidente da instituição, Marcia Faccin, salienta que ações visando o fortalecimento e a qualificação do turismo estão presentes no Plano Estratégico de Desenvolvimento da região, como estratégias apontadas pelas lideranças locais e regionais, com o objetivo de colocar os atrativos dos municípios cada vez mais em evidência no cenário estadual.

- Esse curso é um dos exemplos de uma demanda que surgiu das lideranças ao Codemau, a qual foi possível realizar, por meio dessa parceria, para que nossos empreendedores e pessoas ligadas ao setor pudessem participar. Esta qualificação vem para somar esforços e dinamizar ainda mais nossos atrativos e nossa forma de atender e posicionar-se no mercado. É gratificante ver como o turismo vem ganhando força, pois somos uma região rica de belezas naturais. Por isso, temos que nos preparar para melhor atender aos turistas que estão buscando vivenciar momentos únicos e encantadores - afirma Marcia.


Evento de encerramento

A noite de finalização das aulas teóricas do curso oportunizou momentos de interação dos alunos da turma, da elaboração de mini planos de negócios como atividade final e debate sobre oportunidades de turismo na região.


Além da integração, os participantes também puderam assistir a uma aula com Felipe Fioreze, empreendedor da área do turismo em Gramado, sobre como desenvolver as práticas da Serra Gaúcha a fim de se tornar referência em turismo, adaptando o exemplo para as peculiaridades do povo e da cultura específicos da região.


Fioreze observa que uma das características mais importantes para o desenvolvimento do turismo é a receptividade. “Em Gramado, quando eu tinha 10 anos, tive uma disciplina na escola chamada ‘Educação para o Turismo’, que ensinava as crianças a entenderem que esta cultura da receptividade é importante. Por exemplo, muitos ficam surpresos porque os carros param para pedestres na faixa de segurança em Gramado, mas isso não aconteceu da noite para o dia, é uma cultura que foi implantada e é fundamental que as pessoas estejam dispostas, para que a ideia seja plantada agora para colher no futuro”, frisa.


Aproveitando a estada em Frederico Westphalen, o empresário visitou alguns outros municípios. “Me surpreendi ao conhecer parte da região, pois vi que muitos aspectos do turismo já funcionam e é um movimento de muitas pessoas. O povo é muito hospitaleiro, fui muito bem tratado, tanto digital quanto presencialmente, e essa é a parte importante para o desenvolvimento do turismo: não adianta ter prédios bonitos, novos hotéis e restaurantes se o povo não está disposto a servir. A hotelaria, a gastronomia e o turismo em geral são sobre servir e entender que estamos ali para fazer com que o visitante, o hóspede, o cliente do restaurante ou do estabelecimento, seja bem recebido. Acredito que é possível desenvolver o turismo nesta região, pelo grande potencial que vocês já têm aqui - acrescenta Fioreze.

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