Curso de Boas Práticas de Fabricação capacita proprietários de agroindústrias

URI FW
Imagem Notícia

João Victor Gobbi Cassol
22/12/2020

Desenvolvido com o objetivo de treinar proprietários e colaboradores de empresas rurais familiares, o Curso de Boas Práticas de Fabricação para Agroindústrias (Animal e Vegetal), promoveu importantes ensinamentos para pessoas envolvidas com empreendimentos do ramo.


Oferecida pelo Departamento de Ciências Agrárias da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, em parceria com a Prefeitura de FW, agroindústrias e Agência de Desenvolvimento do Médio e Alto Uruguai (ADMAU), a capacitação teve sua primeira turma formada no início de dezembro.


Durante as atividades do curso, os alunos estudaram e vivenciaram diversos temas relacionados às boas práticas nas agroindústrias, se atualizando sobre produção, controle de operações, contaminantes biológicos e higiene pessoal até transporte de matéria prima e a legislação para as empresas.


Todos esses conhecimentos são importantes para que os proprietários das agroindústrias consigam a obtenção do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). De posse do selo, as empresas estarão aptas a realizar o comércio de seus produtos em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul.


Os inscritos tiveram 20 horas de aulas teóricas e encontros práticos, realizados nas agroindústrias Ceratto e Ferigollo. Ao fim das atividades, nove alunos estiveram aptos a receberem o certificado do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), emitido pela URI/FW. Para o próximo ano, há a possibilidade da realização de novos cursos de BPF.


A formação em Boas Práticas é um exemplo dos diferenciais dos cursos do Departamento de Ciências Agrárias da URI/FW. Segundo o coordenador da área, professor-doutor Gelson Pelegrini, a universidade historicamente fornece apoio à produção rural, já que atua há mais de 20 anos ao lado das agroindústrias. “Hoje, nós trabalhamos vários cursos necessários para que as agroindústrias possam atuar dentro da legislação, tudo dentro das nossas disciplinas. Mas esse curso de Boas Práticas é uma formação específica que a URI tem e oferta para prefeituras e agroindústrias, para que elas possam se adequar à legislação e fazendo seus produtos com qualidade”, salienta.


Ao fim das atividades, uma das professoras do curso, Roseli Lamb Zanchin, fez um relato sobre as atividades e a importância da capacitação. Confira:


– Em nossa região, as políticas públicas incentivam a agregação de valor como importante estratégia para comercialização de produtos da agroindústria familiar sejam elas de origem animal ou mesmo vegetal. Para que isso ocorra, é interessante que os produtos oriundos da agroindústria familiar preservem características da produção artesanal, hábitos de consumo regional e relação com os recursos naturais locais, porém com qualidades atendendo às normas especificas de produção, garantindo a implantação do programa de boas práticas de fabricação.


Desta forma, torna-se possível a inserção desses produtos em mercados diferenciados, alavancando novas oportunidades em mercados regionais, ao mesmo tempo em que, além da produção de a

Confira as imagens: