Curso de Engenharia Civil se destaca em evento nacional

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
09/11/2017

Ocorreu na última semana, entre os dias 31/10 e 04/11, o 59º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON, na cidade de Bento Gonçalves - RS.


Nesta edição, a URI participou ativamente do evento com apresentações de trabalhos e de concursos, com uma delegação composta pelos professores Fábio Amaral, Lincoln Grass Viapiana e Willliam Cadore, juntamente com os estudantes Adenilson da Luz, Gabriela Pagotto, Guilherme carvalho da Silva, Samuel Stefanelo e Tuani Zat.

 

Considerado o maior evento técnico e científico da engenharia civil nas áreas de materiais, estruturas e sustentabilidade no Brasil, os quatro dias contaram com reflexões em plenárias, painéis e concursos estudantis. Nesse ano, a URI apresentou dois trabalhos científicos sobre a utilização dos rejeitos de garimpo de pedra ametista – um problema ambiental dentro do contexto de nossa região.


O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor William Cadore, destacou que o trabalho despertou curiosidade, não somente pelo uso dos rejeitos, mas pela intensa movimentação da URI no contexto da região. “Esse processo de identificar o problema regional e implementar soluções é uma aplicação direta da transferência de tecnologia. Recebemos muitos elogios pela participação comunitária e inserção social de nossa universidade”.


A bolsista no projeto desde 2015, Tuani Zat destacou a importância do evento. “Me sinto honrada em representar nossa instituição e mostrar que produzimos pesquisa e conhecimento”.

 

Outro momento importante, foi a participação, pela primeira vez no concurso estudantil, Aparato de Proteção ao Ovo – APO. Trata-se da apresentação de um protótipo em escala reduzida, em formato de pórtico, produzido em concreto e aço, submetido a sucessivos golpes em alturas distintas.


Professor Lincoln que já foi premiado em edições anteriores e agora orientador da equipe, destacou a importância da participação. “Nossos acadêmicos estão de parabéns, pois inseriram o nome de nosso Câmpus entre as principais instituições de engenharia civil do Brasil”.


Para o acadêmico Adenilson da Luz, o concurso proporcionou experiência e contatos com outros estudantes do Brasil. “Agradeço a URI por proporcionar essa experiência e verificar que a URI-FW está no nível das principais instituições do Brasil”. 


Durante o evento, ocorreram ainda outras competições estudantis, dentre elas o CONCREBOL, Concreto Colorido e o Quem Sabe Faz ao Vivo. Segundo o professor Fábio Amaral, foi importante essa primeira experiência e já para a próxima edição do evento, que ocorrerá em Foz do Iguaçu-PR, a URI-FW, deverá participar em todas as modalidades. 

 

“O congresso foi importante para a projeção do curso no cenário nacional e ao mesmo tempo, para fortalecer e estabelecer relações e parcerias, a exemplo da j&aacut

Confira as imagens: