Curso de Farmácia desenvolve ação “Uso Racional de Medicamentos” no centro de FW

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
15/05/2014

O curso de Farmácia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen desenvolveu, na última semana, uma ação referente ao “Uso Racional de Medicamentos”, em parceria com o Conselho Regional e Federal de Farmácia, que organizou a ação em 17 Municípios do Rio Grande do Sul.


Acadêmicos, profissionais e professores desenvolveram a ação na Praça da Matriz no centro de FW. Na ocasião, uma equipe abordava as pessoas a fim de oferecer-lhes uma amostra de medicamento gratuita, que, na realidade, era somente a embalagem de medicamento fictícia. Na mesma, encontrava-se apenas uma bula informando sobre o risco da automedicação e a importância de sempre consultar o farmacêutico antes de usar qualquer medicamento.





Após o aceite ou recusa do medicamento fictício, o cidadão era abordado por um profissional farmacêutico que realizava uma breve entrevista, voltada para conhecer melhor os hábitos de medicação ou automedicação do mesmo. Após a entrevista, o farmacêutico repassava orientações sobre o risco da automedicação e salientava sobre a importância dos pacientes buscarem o profissional farmacêutico para obterem informações sobre o uso correto das medicações.



A ação foi impulsionada em virtude de que aproximadamente 80% da população, que tem algum sintoma, procura a indicação de familiares, amigos ou vizinhos, conforme mostrou pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ). Esta conduta, errada, impacta diretamente nos índices de intoxicação pelo uso incorreto de medicamentos, que hoje, no Rio Grande do Sul, supera em quase dez vezes a segunda maior causa de intoxicação, os agrotóxicos (Centro de Informações Toxicológicas). Os últimos registros apontaram 6.623 casos de intoxicação por automedicação ou interação medicamentosa, só no Rio Grande do Sul. No país, a média de internações pelo mesmo motivo chegou a 60 mil nos últimos anos. O uso desenfreado de medicamentos, sem orientação médica e farmacêutica, contribui significativamente para a lotação dos postos de saúde ou emergências de hospitais, devido a patologias que acabam não sendo corretamente tratadas. Além disso, gera gastos monumentais do Governo com tratamentos e internações que poderiam ter sido evitados com mais informação e orientação da sociedade.



O Curso de Farmácia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen agradece aos mais de 300 cidadãos que participaram da ação, bem como, professores, farmacêuticos e Conselhos Regional e Federal de Farmácia. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas com o Coordenador do Curso, Prof. Carlos Eduardo Blanco Linares, pelo fone 3744 – 9251.
 
 

Confira as imagens: