Curso de Farmácia realiza visitas técnicas no RS

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
31/03/2014

Os acadêmicos do 9º semestre do curso de Farmácia da URI - FW, acompanhados pelos professores Romeu Nedel Hilgert e Ana Cristina Stein, realizaram visitas técnicas, no dia 26, em Indústria Farmacêutica e Laboratórios de Pesquisa, em cidades do Rio Grande do Sul.

Em São Jerônimo, a equipe visitou a MULTILAB, uma empresa da farmacêutica multinacional Takeda que produz medicamentos de uso humano e uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. O grupo foi recepcionado pelo Farmacêutico Filipe Steger, Gerente da Qualidade e Responsável Técnico da empresa. Após a explanação do sistema da qualidade e histórico, iniciou-se a visitação pela linha de produção de Formas Farmacêuticas Sólidas, como Sachês Efervescentes, Cápuslas e Comprimidos, e na linha de produção de Líquidos e Semi-sólidos, como Xaropes, Cremes e Pomadas. Ao final, foram apresentados os laboratórios de controle de qualidade e de pesquisa e desenvolvmento de novos produtos, áreas que absorvem grande quantidade de profissionais farmacêuticos e químicos.





Na parte da tarde, os participantes foram a Porto Alegre, onde foi realizada visita técnica em dois importantes laboratórios de pesquisa e análises toxicológicas do RS. O primeiro a ser visitado foi o Laboratório de Toxicologia da UFCSPA, onde a Coordenadora do Curso em Toxicologia Analítica, a Profa. Dra. Eliane Dallegrave recepcionou os acadêmicos, juntamente com a Profa. Dra. Marisa Tsao, explicou toda a rotina e funcionamento dos equipamentos da moderna Central Analítica.





A Profa. Eliane, pesquisadora destaque em toxicologia no estado, falou também de sua experiência de trabalho no CIT-RS (Centro de Informações Toxicológicas) e frisou: “vocês, futuros farmacêuticos, são profissionais imprescindíveis na área da toxicologia.” Na sequência, o grupo foi visitar o LABTOXICO, Laboratório de Toxicologia, da UFRGS, Coordenado pela Profa. Dra. Renata Limberger. Lá, os alunos tiveram contato com outros alunos de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, que dividiram um pouco suas experiências na pesquisa dentro desta área. Desde 2011, a Profa. Renata desenvolve, além de outras linhas de pesquisa, uma parceria com a Polícia Federal, na obtenção de substâncias químicas de referência, como a cocaína. O objetivo é relacionar diferentes apreensões em diferentes cidades do país, à diferentes pontos e determinar as que são da mesma origem, unificando as investigações sobre tráfico de drogas, ajudando os policiais a chegarem mais rapidamente aos criminosos.





Conforme os professores do curso, as visitas técnicas do curso de Farmácia ocorrem anualmente e são de grande relevância para a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas expositivas e práticas, propiciando a complementação do ensino ministrado na Universidade, bem como o contato com o mercado de trabalho no qual o aluno poderá estar iserido

Confira as imagens: