Curso de Letras garante Prêmio Destaque no SIIC

O 24º Seminário Institucional de Iniciação Científica, 22º Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o 16º Seminário de Extensão, SIIC, foi realizado este ano pela URI no Câmpus de Santiago no dia 31 de outubro, reunindo mais de 800 acadêmicos e professores da Universidade.
Durante o evento foram entregues as premiações dos destaques de Iniciação Científica e Extensão e o Câmpus de Frederico Westphalen garantiu quatro deles.
Confira agora mais informações do prêmio conquistado pelo Curso de Letras.
O projeto “Narrativa e Resistência: produções literárias acerca de processos autoritários e violentos do Brasil contemporâneo”, foi produzido pela Professora Doutora Luana Teixeira Porto e pelo acadêmico bolsista Mathias Paulus Link.
Mathias conta que se sempre se interessou por pesquisa, mas que apenas na Universidade teve oportunidade de praticá-la.
“Quando me foi possibilitado participar do projeto, aceitei sem pensar duas vezes, tendo em vista que o profissional das Letras precisa saber um pouco de tudo e, principalmente, ser um leitor crítico, e a participação em projeto que envolve leitura promove a ampliação da competência leitora. Além do mais, para um acadêmico que pretende continuar os estudos em algum programa de pós-graduação, participar de projeto de IC é crucial, pois me prepararia a uma realidade de pesquisa a ser vivida nesse outro nível de formação, fazendo com que eu divulgasse meus resultados em outras universidades e, também, pudesse realizar o intercâmbio de ideias, contribuindo com minha formação acadêmica e profissional", conta ele.
Segundo o bolsista a experiência desencadeou um olhar crítico acerca de várias questões que compuseram debates com a orientadora durante o período de bolsa, transformando-os em conhecimento científico.
“Fez com que meu currículo fosse cada vez mais priorizado, fazendo com que eu fosse sempre em busca de algo novo e procurasse eventos para divulgar os conhecimentos decorrentes do projeto. Ademais, essa oportunidade de iniciação científica me auxiliou a desenvolver o senso crítico, tão observado em profissionais de destaque nos dias atuais”, afirma Mathias que destaque que ser premiado no SIIC “é ter a minha pesquisa reconhecida, é ver que ela desencadeia debates pouco abordados anteriormente, tendo em vista um país que tem seus eixos voltados a caminhos cada vez mais conservadores e autoritários, além da tendência de que a história contada anos atrás pode ser repetida em um futuro próximo. Não menos importante, ter uma pesquisa publicada em revista e disseminada é um caminho para uma possível pós-graduação”, afirma o acadêmico.
Para a professora Luana a formação do profissional, em nível superior, requer o desenvolvimento de habilidades e competências e a produção de saberes que não se restringem ao ensino. Nesse sentido, reafirma ela, trabalhar com projetos de pesquisa é uma forma de oferecer aos alunos uma preparação integral não só para o exercício profissional, mas também para outras vivências, como a atualiza&cce