Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Curso de Letras participa de Noite dos Destaques em escola de Seberi

O Curso em Letras, que tem como um de seus focos a atuação na formação de professores, tem promovido diversas ações para ampliar a interação entre a formação universitária e a realidade escolar. Para isso, tem investido na realização de oficinas junto às escolas da rede pública e participação em eventos comunitários bem como na inserção de estudantes de Letras no universo da sala de aula através de programas como o PIBID.
Estar em constante contato com as escolas é uma forma de estabelecer parceiras formativas, troca de saberes e experiências que enriquecem a vivência da profissão docente tanto para aqueles que já atuam na sala de aula como para aqueles que estão se preparando para serem professores. Foi com esse intuito que, motivados pelo convite da diretora Leila Haubert Fripp do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, de Seberi, que alunos e professores do curso de Letras participaram ontem da “Noite dos Destaques”, momento em que a escola apresenta peças teatrais vencedoras do tradicional Festival de Teatro.
Assim como na escola, o curso de Letras desenvolve atividades teatrais através do projeto de extensão URI em Cena, e foi muito interessante para os alunos compartilhar essa experiência com a linguagem teatral no evento. A turma do segundo semestre do curso de Letras-Português valorizou a atividade como necessária para compreender o quanto a criatividade de alunos da Educação Básica e professores pode ser determinante para a Vicência da arte e das linguagens que são inerentes ao mundo das Letras.
Uma das alunas da turma, Ester Luiza Franco Teixeira ficou encantada com o trabalho com literatura e teatro na escola. “A importância da literatura é destacada nas aulas e foi muito bacana ver alunos do Ensino Médio encenando uma peça, ainda jovens e com tantas leituras, para mostrar o quanto a leitura é capaz de nos ensinar a sermos melhores e mais críticos”, disse ela.
Mathias Link manifestou também sua opinião. Para ele, “É importante a formação teatral para quem é professor ou está cursando licenciatura. Aprendemos diferentes formas de nos expressarmos e de demonstrarmos o valor das artes para a compreensão do mundo e das relações humanas. ver alunos fazendo teatro é uma inspiração para estudantes de Letras”. Já Suzamara dos Santos destacou a relevância da integração entre escola e universidade. Para ela, “isso desenvolve a troca de conhecimento e possibilita um ciclo de amizade entre estudantes de níveis de formação”.