Curso de Letras presente na Festa Literária em Seberi

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
20/04/2015

A I FLIS – Festa Literária foi realizada no município de Seberi entre os dias 16 e 18 de abril e o curso de Letras da URI – FW como guardião da leitura e da cultura em nossa região – foi convidado pela organização da I FLIS, a participar da festa, por via de seus acadêmicos.


Com suas ações que abraçam, comovem e convidam a comunidade a conhecer o universo das Letras e ver o mundo com outros olhos o curso realizou o “Abraço Poético”, ação na qual os alunos do curso “visitam” o comércio da cidade e declamam, nestes locais, poesias ao som do violão. Além disso, foi realizada a ação “Free Hugs” trazida da cultura Estadunidense e Canadense que consiste em, no mundo caótico da atualidade, demonstrar o amor ao próximo distribuindo abraços grátis.


Os acadêmicos também realizaram na I FLIS oficinas de poesia planejadas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio com o objetivo de demonstrar aos alunos que a poesia não está apenas nos livros, mas no interior de cada ser humano e que pode se manifestar do jogo das palavras aos desenhos.


    A coordenadora do Curso de Letras da URI – FW, professora Marinês Ulbriki Costa, foi sobre a importância eventos como a I FLIS em nossa região. “A participação do Curso de Letras em eventos como a FLIS legitima o nosso compromisso, enquanto universidade comunitária, com a formação de leitores e a valorização da arte como expressão cultural em nossas comunidades. Também destaca-se a importância do evento para formação docente dos acadêmicos do curso”, destacou.


O aluno Rafael da Cruz Freitas também avaliou a participação no evento. “Como acadêmico do V semestre do Curso de Letras – Inglês,  integrar-se com a comunidade é de extrema importância, pois é desta forma que podemos notar como os professores, neste caso da área de Letras, são importantes e em como a jornada para formação do leitor pode envolver toda uma comunidade”, ressaltou.


A I FLIS foi organizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Sócio Ambiental (Indesa) e contou com o apoio da Câmara de Vereadores, SESI, Câmara Estadual do Livro e mais uma série de patrocinadores. A primeira festa literária do município objetivou difundir a importância da leitura e da valorização da cultura, exaltando a literatura gaúcha e local, tendo como patrono o escritor Erico Verissimo, homenageada a escritora Elisângela Bertotti e o Espaço Valter Kerber, destinado aos escritores locais.
   
 

Confira as imagens: