Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Curso de Letras promove Sarau do Dia da Leitura

O dia 12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura, mas não se faz alusão à leitura sem pensar em livros e textos. Por falar em textos, deve-se lembrar que texto, em sentido lato, corresponde a qualquer tipo de manifestação da textualidade do ser humano, sob qualquer mediação semiótica. Isso então autoriza a chamar de texto uma letra de música, uma charge, um roteiro de cinema, uma tirinha de jornal.
E foi com o objetivo de marcar o Dia Nacional da Leitura, comemorado em 23 de abril, que o curso de Letras promoveu um sarau no último dia 2 de maio. Alunos e professores do curso, assim como estudantes de Matemática, Pedagogia e Biologia, assistiram a declamações de textos poéticos, cantos ao som de violão, dramatização de narrativas e, ainda, leitura de enigmas propostos por um estudante do curso de Matemática, prova de que os cursos de formação de professores têm se dedicado a pensar a importância das letras e do texto no universo da docência.
Segundo a professora Luana Porto, “Em tempos sombrios, de incertezas, de leitura escassa, de leitura rasa, de leitores escapistas, de textos com fake news, é salutar pensar ne leitura e nas suas formas de fazê-la com vistas àquilo que lhe singulariza: propor sentidos.” E, para ela, o sarau é um dos espaços no curso de Letras que oportunizam a reflexão sobre o sentido do texto e o sentido que o leitor atribui ao texto.
Para comemorar o Dia da Leitura e marcar o ponto de vista de alunos do curso sobre a relação entre leitura e mundo social, avolumaram-se referências a textos literários de cunho social marcado, como os associados à banalidade das guerras, à contrariedade à censura, à desigualdade de gênero, assim como houve também espaço para aludir a questões de ordem linguística que interferem na interação humana. As letras da cultura inglesa e alemã também foram marcadas com a recitação de poemas de William Blake e Bertold Brecht.
O imaginário sulino, da cultura local do Rio Grande do Sul, também foi referenciado em texto de Gujo Teixeira.