Curso de Medicina leva dirigentes da URI a Brasília

Comunitárias se mobilizam e mostram sua força

URI FW
Imagem Notícia

REITORIA - URI
07/05/2015

O reitor da URI, Luiz Mario Spinelli e o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, integraram a comitiva de reitores das quatro universidades comunitárias que foram cadastradas pelo MEC para obtenção de cursos de Medicina. No MEC os dirigentes foram recebidos e reuniram-se com o secretário nacional executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa e a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Wendel Abramo. O reitor Luiz Mario Spinelli explicou que há poucos dias em audiência promovida por lideranças políticas gaúchas, juntamente com as universidades comunitárias cadastradas dos municípios de Erechim, São Leopoldo, Ijuí e Novo Hamburgo, realizada na Assembléia Legislativa do Estado, houve o entendimento de que no momento em que estão para serem implantados novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul, deveria ser destacada a importância das Universidades Comunitárias sediadas nos municípios escolhidos, como é o caso da URI em Erechim.


O reitor Luiz Mario Spinelli ratificou o que os demais reitores já haviam falado, ressaltando enfaticamente a inserção, a convivência de laços estreitos e o comprometimento total e absoluto com relação ao desenvolvimento regional. “Fizemos um breve relato da atuação comunitária da URI, principalmente na área da saúde, sempre sem qualquer fim lucrativo, e de pleno comprometimento e integração com programas sociais, quer por iniciativa própria ou associada a outros entes comunitários, sempre trabalhando de uma forma desprendida, harmônica e em prol do coletivo”, salientou o reitor da URI. Para o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, “o encontro foi muito proveitoso em razão de mostrar a importância das Instituições Comunitárias nas regiões em que atuam. Há um grande entendimento por parte do MEC na participação efetiva dessas comunidades”.


Os dois dirigentes que representaram a Universidade na audiência destacaram a forma responsável como foi construído o projeto do curso de Medicina da URI. O reitor afirmou que “em sendo escolhida a URI, já estamos prontos para ofertar o curso nos próximos meses”, dando clareza da dimensão com que a instituição tem tratado desta questão. A data provável do anúncio de quais universidades serão escolhidas em cada cidade para receber o curso é o dia 22 de maio, embora a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Wendel Abramo, tenha feito a ressalva de que ainda poderia haver algum atraso, por conta da avaliação técnica criteriosa que o MEC vem realizando para a definir as instituições. A tendência, no entanto, é o anúncio para o dia 22 deste mês. No encontro os dirigentes da URI contaram com o acompanhamento do prefeito de Erechim, Paulo Polis e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Paulo Marmentini, que se manifestaram sobre o empenho do município em abrigar o curso de Medicina, também enaltecendo as condições adequadas ofertadas pela URI através de seu projeto e da sua atuação de parceria na &aa

Confira as imagens: