Curso de Pedagogia da URI inicia o Pibid

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência promove integração entre ensino superior e educação básica, com objetivo de qualificar e inspirar futuros professores

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
09/12/2024

O Curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, no dia 25 de novembro deu início às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), sob a coordenação da professora, Maria Cristina Gubiani Aita, e a presença dos supervisores de escola: professores Vanda Mari Gimenez Widmar, Vanessa Albarello e Carmen Luci Menegat Freu. O evento contou ainda com a participação das bolsistas do programa, que se reuniram para um encontro de planejamento e integração nas dependências da universidade.


O tema central do Pibid deste ano é "Experiências Formativas em Alfabetização e Letramento: Literacia e Numeracia na Educação Infantil (Pré-B) e nos Anos Iniciais (1º e 2º Anos) do Ensino Fundamental". O objetivo é fomentar a iniciação à docência, contribuir para a melhoria da formação de docentes e fortalecer a qualidade da educação básica pública no Brasil, conforme estabelecido pela Capes (Portaria 90/2024).


O programa desenvolvido de forma teórica e prática visa proporcionar aos acadêmicos do curso de Pedagogia a construção de saberes em áreas essenciais como alfabetização, letramento, literacia e numeracia, além de promover a compreensão da realidade escolar e humana dos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ao integrar teoria e prática, o Pibid fortalece a formação dos futuros professores e estabelece um vínculo importante entre a Escola de Educação Básica e a Universidade.


As atividades do programa também incluem reuniões periódicas de acompanhamento e avaliação, sendo um projeto essencial para a articulação entre a universidade e a escola, valorizando a profissão docente e promovendo a autonomia dos alunos no contexto educacional.


Na sequência, no dia 3 de dezembro, as atividades do Pibid-URI continuaram com a palestra de abertura proferida pela professora doutora, Cristiane Antonia Hauschild Johann, atual presidente do FORPIBID-RP. O evento contou com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia, Rosane de Fátima Ferrari, e das professoras Juliane Claudia Piovesan e Maria Cristina Gubiani Aita. A palestra teve como tema "Profissão professor(a): a iniciação científica à docência conectando a universidade com a escola", abordando a importância do programa para a formação dos professores e para a transformação do ensino no Brasil.


A coordenadora institucional do Pibid-URI, Anelise Brod, destacou a relevância do programa e das 96 bolsas concedidas entre os três Câmpus da URI. A pró-reitora de Ensino, Edite Maria Sudbrack, também enfatizou a importância de prestigiar as licenciaturas e a necessidade de adaptação dos professores às novas demandas educacionais.


Ao final do evento, as participantes expressaram sua gratidão pela troca de conhecimentos e motivaram os presentes a seguir adiante no caminho da formação e valorização da profissão docente. O Pibid-URI segue, assim, promovendo a integração entre ensino superior e educação básica, com o objetivo de qualificar e inspirar os futuros professores do Brasil.


Confira as imagens: