Curso de Pedagogia participa de curso de extensão
Capacitação “Notas de Vida: Música da Infância ao Envelhe_ser”, foi desenvolvida pela professora doutora Juliane Claudia Piovesan

O curso de extensão “Notas de Vida: Música da Infância ao Envelhe_ser”, com carga horária de 20 horas, foi idealizado, organizado e ministrado pela professora doutora Juliane Claudia Piovesan, no âmbito do estágio de pós-doutoramento e realizado no Curso de Pedagogia da URI/FW.
A atividade extensionista integrou as ações formativas propostas no referido estágio, que está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da URI, sob a supervisão da professora doutora Lucí dos Santos Bernardi. A iniciativa reafirma o compromisso da universidade com a formação integral, a produção de conhecimento e a promoção de práticas educativas transformadoras.
A formação teve como principal objetivo promover a compreensão da música como um elemento formativo, expressivo, integrador e fundamental para a vida humana. A proposta valorizou a música como uma linguagem capaz de conectar pessoas e experiências em diversos contextos — formais e não formais — contribuindo para a construção de uma cidade que educa e transforma. Destacaram-se a reflexão sobre memórias musicais e suas relações com identidade e desenvolvimento pessoal, a observação dos impactos da música nas diferentes etapas da vida, além da criação, adaptação e aplicação de atividades musicais e o papel da música como ferramenta de inclusão, expressão e educação.
O curso promoveu encontros formativos teóricos e vivenciais voltados à reflexão e à prática musical em contextos educativos, integrou momentos presenciais de reflexões sobre a temática, bem como atividades com vivências práticas, realizadas em espaços formais e não formais, promovendo o diálogo e a construção de uma cidade que educa e transforma, alinhada à proposta da Cátedra UNESCO UniTwin.
A acadêmica do terceiro semestre de Pedagogia, Taís Lermen Henn, ressalta que a música sempre esteve presente no seu cotidiano, proporcionando momentos de tranquilidade e conexão.
- Como bolsista em um projeto de música, ela também se tornou uma aliada fundamental nos meus planejamentos interdisciplinares e ainda mais no meu dia a dia. Participar deste curso reforçou a compreensão de que a música vai muito além do entretenimento: trata-se de uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de transformar práticas educativas desde os primeiros anos da infância. Mesmo no berçário, um simples chocalho feito com materiais recicláveis pode despertar a curiosidade dos bebês e contribuir significativamente para o processo de aprendizagem. Ao aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, ficou evidente como a música favorece o desenvolvimento da concentração, da motricidade e promove um ambiente mais sereno e acolhedor a crianças e educadores. Essa experiência foi profundamente significativa e reafirma o imenso potencial que a música possui para enriquecer o ensino e ampliar as possibilidades dentro da educação infantil até o envelhecer – frisa Taís.
Erika Lazarotto Lara, acadêmica do primeiro semestre de Pedagogia testemunha a gratidão pela oportunidade de participar do curso de extensão sobre Música na Infância, a qual que foi uma experiência enriquecedora, que proporcionou novos conhecimentos e reflexões.
- Durante a capacitação, absorvi conteúdos importantes sobre o papel da música no desenvolvimento infantil, além de aprender as estratégias criativas e significativas que nos foram apresentadas para integrar a musicalização no cotidiano pedagógico. Saio dessa experiência mais inspirada, com novas ideias e um olhar ainda mais sensível para o universo que é a música na infância. As noites foram leves. Levo comigo não apenas conhecimento, mas também motivação para aplicar tudo o que aprendi com carinho e propósito – destaca a acadêmica.
Luana Patricia Neu Rodrigues, estudante do primeiro semestre, também compartilha sua experiência com a prática musical desenvolvida.
- Trazer as crianças para minha casa foi uma experiência muito especial. Desenvolver a dança da imitação com elas foi divertido, leve e me encheu de alegria. Fiquei muito feliz em poder compartilhar a música e esse momento com cada uma delas. No final, quando vieram me abraçar e disseram que gostaram da atividade, meu coração se encheu de emoção. Foi tudo muito novo para mim, mas também muito bonito. Me senti realizada em fazer parte desse aprendizado e poder proporcionar uma experiência cheia de afeto e conexão – descreve Luana.
Da mesma forma, para Eodete Olivotto participar do curso de extensão de música ampliou seu conhecimento sobre a importância da música em qualquer ciclo da vida. “Descobri várias maneiras de criar sons com diferentes objetos para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos nesta valiosa fase. Ao vivenciar essa experiência, percebi que, a música é uma ferramenta poderosa de aprendizado, de comunicação universal, de amor, de cuidado, uma fita isolante de afeto, que nos une, nos protege, nos acalma”, enaltece a acadêmica do primeiro semestre.
Ainda, Iara Cerato, do terceiro semestre da Pedagogia, relata que foi um prazer ter este curso e entender a importância da música no ensino com alguém que ama e entende do assunto. “As técnicas, as práticas e as sugestões de canções com certeza serão utilizadas no meio escolar para mediar o convívio entre estudantes e estimular a concentração e construir conhecimentos”, salienta Iara.
Outra aluna, Danieli Burchard da Costa, do terceiro semestre, argumenta que fazer o curso de extensão com a professora Juliane foi maravilhoso. “Ela conseguiu mostrar como a música consegue transpassar sentimentos através das notas musicais. Além de nos mostrar a importância, nos trouxe ideias de como utilizar a música para o desenvolvimento de crianças, auxiliando no processo de aprendizado. Ainda, um momento prático, dando total sentido às teorias apresentadas. Aprendi muito e vou levar a música para a minha prática, com certeza”, ressalta a acadêmica.
Para a professora Juliane Claudia Piovesan, o curso de extensão ‘Notas de Vida: Música da Infância ao Envelhe_ser’ representa uma importante contribuição para a reflexão e a prática educativa contemporânea.
- A iniciativa destaca a música como uma ferramenta transformadora presente ao longo de toda a vida, reforçando seu papel formativo na construção da identidade e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Ao integrar teoria, vivência e ação concreta, o curso promoveu uma experiência significativa – avalia a docente.
Alinhado à proposta da Cátedra UNESCO UniTwin, o projeto ainda contribui para pensar e atuar na construção de cidades que educam e transformam, evidenciando a extensão universitária como instrumento de impacto social e cultural. “As acadêmicas de Pedagogia também participaram ativamente, desenvolvendo práticas musicais e compartilhando depoimentos que confirmam a relevância da música para a vida, bem como seu potencial nas práticas sociais e pedagógicas”, finaliza Juliane.