Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Curso de Pedagogia retoma atividades com Pibid e Residência Pedagógica

Os programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP) foram o tema da aula que inaugurou o semestre do curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, na semana passada.
Oportunizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas também são desenvolvidos no curso. Ao todo, 22 bolsistas da Pedagogia atuam em escolas da rede pública da região, conhecendo o funcionamento e a cultura organizacional de cada instituição e auxiliando nas atividades pedagógicas.
Um dos colégios parceiros é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena, de Frederico Westphalen. O educandário recebe bolsistas do Pibid, que que atuam em projetos de alfabetização, literacia e numeracia para a qualificação da aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Já a Escola de Ensino Médio Cardeal Roncalli, também em FW, é parceira no programa de Residência Pedagógica. No local, são realizadas atividades que buscam desenvolver e estimular o licenciando a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática profissional docente, também com enfoque para a alfabetização, literacia e numeracia.
Em ambos os programas, o foco é o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade do acadêmico na condução de atividades qualitativas e que produzam a construção de novos saberes.