Curso de Psicologia da URI lança projeto.

“Das mídias que promovem Saúde: Psicologia, Educação e Intervenção Científica no Contexto Comunitário”.
O Curso de Graduação em Psicologia, em seus quase 20 anos de história de intervenções junto à comunidade, lança seu mais novo projeto. Atento ao momento em que vivemos, iniciou a ação com sua equipe docente, discente e técnica, firmando ainda parcerias com a Imprensa da Universidade e com o Programa de Pós-Graduação em Educação para, por intermédio da Mídia, levar informação e conhecimento à comunidade de Frederico e região.
Em que consiste o projeto? De onde surgiu a ideia?
Segundo Heloísa Derkoski Dalla Nora, psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e idealizadora do projeto, a ideia consiste em levar conhecimento científico à comunidade através das mídias, em uma linguagem acessível e interessante. Ela afirma que, cada vez mais, as mídias ocupam um papel importante na produção de conteúdo e na educação informal da população. A ideia surgiu de uma vontade enorme de devolver à comunidade o conhecimento que nela se origina. Segundo a psicóloga, vivemos em um momento em que o contexto pede uma ciência mais ativa e que saiba dialogar mais com as necessidades da população.
Por que o espaço midiático para intervenção? Como a Psicologia se insere neste cenário?
Para a professora Eliane Cadoná, atual coordenadora do Curso de Psicologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI, há muito tempo psicólogos e psicólogas vem saindo de seus consultórios para lançar mão de ações junto à comunidade. A Psicologia de 50 anos atrás não pode ser a mesma de hoje. E, quando desenvolvida dentro do espaço universitário, tem o dever ético e político de devolver o que coleta, em formato de pesquisa, às pessoas que a alimentam e acolhem. A URI, enquanto Universidade Comunitária, presta um serviço público que prima pelo desenvolvimento de ações que acolham as demandas da região, e é atenta a isso que abraça esta causa e direciona seu olhar para as intervenções em mídia, espaço hoje muito acessado por todas as faixas etárias e, podemos até dizer, democrático, pois amplia o acesso das pessoas à informação.
Quais são os objetivos do projeto?
Para Eliane, o projeto pretende, através das leituras de demanda que vem fazendo junto à comunidade, por intermédio do Curso de Psicologia, levar às pessoas informação científica à comunidade, em uma linguagem acessível. As temáticas serão escolhidas a partir da leitura da realidade, e desenvolvidas em conformidade com o público e com a faixa etária a qual será destinada.
Quem irá desenvolvê-lo e que púbico irá atingir?
Segundo Heloísa, o projeto será desenvolvido pelos e pelas alunas, professoras, equipe técnica do Curso de Psicologia e da URI, em uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação e com demais setores da Universidade. A ideia é entender MÍDIA como uma forma de v