Curso de Tecnologia em Agropecuária em rede nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

Os professores do Curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI – FW, possuem projetos que envolvem Ensino, Pesquisa e Extensão, com apoio do CNPq – Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os projetos são voltados a formação de um profissional capacitado para atuar em sistemas sustentáveis de produção agropecuária e o curso destaca cinco momentos atuais que certificam a qualidade do curso superior de tecnologia em agropecuária:
1 - Participação no 9º Congresso Nacional de Agroecologia, em Belém do Pará, de 29 de setembro a 03 de outubro de 2015, no qual o curso apresentou a dinâmica dos projetos voltados a sustentabilidade do campo. O curso foi convidado a participar da reunião da ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, evento Pós-Congresso afiliado pelo Núcleo de Estudos em agroecologia e produção orgânica, com registro de suas experiências e atividades.
2 – O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI, faz parte do grupo de trabalho do MEC para auxiliar nas Licenciaturas de Educação do Campo Nos dias 06 e 07 o coordenador Luis Pedro Hillesheim participou do lançamento do grupo de trabalho do MEC, que estão estudando os instrumentos nacionais de avaliação dos cursos de licenciatura em Educação do campo no Brasil, sendo indicado pela CONEC – Comissão Nacional de educação do campo o qual representa os centros de formação por alternância do Brasil. Nesse espaço o ineditismo do curso superior de tecnologia em agropecuária é citado como proposta bem sucedida de formação e sucessão do campo.
3 – Participação do 2º Encontro dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2015 em Brasília no CNPq. O curso superior de Tecnologia em Agropecuária conta com um núcleo de estudos de agroecologia e produção orgânica, com os acadêmicos do curso, PRONERA, estudantes das CFRs, Cooperativa Extremo Norte em parceria com a ARCAFARRS e a UFSC, bem como os parceiros da região, EMATER, território da cidadania, APL – Arranjo produtivo Local – Agroindústria familiar e diversidade. No dia 20 de outubro na parte o Núcleo de estudos da URI/FW, gestado pelo Curso Superior De Tecnologia Em Agropecuária, apresentou seus projetos no auditório do MEC, Anexo 01 em Brasília, ampliando o debate de sustentabilidade do campo.
4 – Reunião Técnica na Secretaria de Reordenamento Agrário/MDA, projeto de Extensão em formação e divulgação do crédito fundiário no Território da Cidadania, juntamente com a secretaria nacional da juventude. Essa reunião tratou da organização de um evento para juventude do campo, sua sustentabilidade e acesso a terra.
5 – Reunião com a coordenadora Nacional do Pronera, Raquel Buitrón Vuelta, no dia 21 de outubro de 2015. Nas dependências do Pronera Nacional em Brasília o coordenador do 1º Curso superior do Brasil para Beneficiário do Crédito Fundiário apresentou documento com o perfil da 1ª turma, foram debatidos