Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Curso Superior em Agropecuária participa de Projeto na Biblioteca
O primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI – FW participou, no dia 04, de um projeto da Biblioteca que é desenvolvido em prol da instrumentalização do acadêmico a respeito do processo metodológico para o acesso e para a utilização do acervo e espaço da mesma. Esse contato foi monitorado por Gabriela de Oliveira Vieira, bibliotecária responsável, que iniciou expondo sobre o significado e a importância da utilização dos recursos disponibilizados em bibliotecas no ensino universitário e sobre o histórico da Biblioteca Central Dr. José Mariano da Rocha Filho.
Os participantes também receberam informações técnicas pertinentes ao funcionamento e a organização do espaço da biblioteca além de conhecerem a equipe de trabalho e a função de cada um na Biblioteca, ou seja, de que forma podem auxiliar os usuários daquele espaço. Como atividade prática, houve o desenvolvimento de atividades mostrando a distribuição e localização de bibliografias nas prateleiras e levando os acadêmicos a realizarem buscas bibliográficas com base nos dados técnicos cadastrados no sistema. Para finalizar, colocou o espaço da biblioteca a disposição de todos como espaço de leitura, de produção e de socialização.
A atividade foi realizada na Disciplina de Metodologia da Ciência e da Pesquisa tendo em vista que a leitura e a escrita são potenciais para alcançar os princípios norteadores do ensino universitário que se justifica no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Igualmente, atende a intenção da disciplina que tem como objetivo “Incentivar e orientar na adoção de um comportamento científico na busca do conhecimento, levantando e formulando problemas e coletando dados para responder aos questionamentos, analisando e interpretando os dados e comunicando os resultados.”, o que pressupõe leitura.
Foi uma experiência necessária para o entendimento das técnicas e das estratégias de organização do espaço e do acervo da biblioteca e, igualmente significativa, em vista de que a informação correta e segura facilita o acesso dos usuários aos benefícios do espaço e, ao mesmo tempo, é um incentivo à leitura, à pesquisa e, consequentemente, à qualidade nas produções.